celebrando 42 anos de existência em Franca.
No mês de Julho, a equipe da Folha do Terceiro Setor JFP Notícias/H&S Mediar, visitou e participou da Comemoração dos 42 anos de existência do Grupo Alcoólicos Anônimos de Franca.
O evento contou com um público de aproximadamente 180 pessoas, de membros e familiares e a participação de Grupos das cidades vizinhas, como Orlândia, Batatais, Cristais Paulista, Pirassununga e outros.
Na programação, depoimentos de membros, que contaram aos presentes como foi o início de sua trajetória e como chegaram ao A.A., além de uma Palestra com a Psicóloga e o Grupo Musical Luz e amor.
O AA foi fundado em Franca no ano de 1975. O grupo Alcoólicos Anônimos, é uma irmandade de homens e mulheres, que compartilham entre si, suas experiências forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito pedido para ser um membro, é o desejo de parar de beber. Entre a irmandade, não existe taxas ou mensalidades. É considerado Terceiro Setor, por denominar-se sem fins lucrativos, constituída, porém, de grupos auto-suficientes, graças as contribuições dos próprios membros. Assim, o A.A. não têm nem um vínculo político, religioso com nenhuma organização ou Instituição. Não deseja entrar em qualquer controvérsia quanto ao anonimato, mantendo o objetivo de procurar e aceitar ajuda, e entre o grupo com o propósito primordial de ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.
“Hoje a história do AA, está repleta de nomes não-alcoólicos, profissionais e leigos, que se interessaram pelo programa de recuperação de AA” (Palavra do membro em tratamento). “Milhares de nós devemos as nossas vidas à essas pessoas, e nossa dívida de gratidão não tem limites”. Afirma ainda, “O futuro do A.A., depende do bem-estar comum, ser colocado sempre em primeiro lugar, a fim de manter nossa irmandade unida, para ajudar aqueles, em todas as faixas etárias de idade, que sofrem, não só com o alcoolismo, mas que chegam aqui também doentes, devido a dependência química”.
Adota a política de cooperação, mas não afiliação com outras organizações ou pessoas, que se dedicam ao problema do alcoolismo; não aceitam recursos ou contribuição em espécie, advindas de meios externos. Os membros do A.A., mantendo assim seu anonimato pessoal, preservam sua imagem em nível de imprensa, filmes e outros.
Os grupos são denominados e constituídos por membros locais, bairro ou cidade.
Hoje em Franca, contam com 07(sete) grupos, os quais fazem parte do Setor 31, que abrange várias cidades, com o Escritório em Pirassununga/SP. Estima-se, aproximadamente, 6.000 mil grupos em todo pais e no mundo. São democráticos, com comitês de serviços, com mandatos de curta duração de tempo, assim, não se tem uma liderança permanente.
Além do AA contar com um trabalho de atendimento ao outro, que funciona 24hs, os comitês de serviços locais desenvolvem também palestras, apresentação de filmes, livros e depoimentos de um ou mais membros do A.A., suas experiências no alcoolismo, seguindo uma espécie de regulamento ou normas internas. Doze Passos, sugeridos pela recuperação e as Doze Tradições, sugeridas para as relações entre a irmandade e a população externa.
MISSÃO: Ser Responsável, quando qualquer um, seja onde for, estender a mão pedindo ajuda, quero que a mão de A.A. esteja sempre ali.
Alcoólicos Anônimos de Franca
Datas das Reuniões em Franca:
Terças e Quintas-Feiras as 20h.
Rua João Góis Conrado, 2570 – Bairro São José Franca-SP
SEDE Unidade II
Casa de Apoio I.A.N.S.A.
Contato: (16) 3724-2445