TURISMO
RURAL
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
30/03/2022. SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Em Monte Santo de Minas, 13 pessoas concluíram o Programa de Agente de Turismo Rural na última sexta-feira, dia 25. O evento de encerramento reuniu parceiros, alunos, autoridades locais e empresas do município no salão do Minas Clube. Criado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, o programa tem parceria com o Sindicato do Produtores Rurais e apoio da prefeitura.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas, José Maria Andrade Pontes, esta capacitação traz uma grande oportunidade para o município gerar empregos e fortalecer uma nova fonte da economia local. “Sindicato e Sistema FAEMG caminham juntos com Monte Santo de Minas, pois juntos somos mais fortes”.
O secretário de governo, Rodrigo Saulo Ribeiro, enfatizou que o município vive um momento ímpar. “O turismo pode ser e queremos que seja um dos pilares de desenvolvimento do nosso município”. O prefeito, Carlos Eduardo Dolabella, enfatizou que, sem a iniciativa do Sindicato Rural e do Sistema FAEMG, o evento não teria acontecido. “A caminhada está apenas começando, mas com boas perspectivas”, concluiu.
O gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que o Sistema FAEMG trabalha com a transformação de vidas através da capacitação de pessoas. “O turismo rural é uma realidade em muitos lugares que, antes, nem pensavam em explorar seu potencial. Esse Programa é um passo importante para evoluir a atividade em Monte Santo de Minas”.
O Programa
Depois de oito meses e seis módulos com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural se sentem preparados para atuar no setor. Para chegar a esta etapa eles passaram por formações nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.
Agentes
Uma das agentes formadas é Silmara Aparecida de Paula, que trabalha com familiares em um sítio a 11 km da cidade. Há dois anos ela recebe turistas no local e o Programa ampliou o seu conhecimento e a sua área de atuação. “O nosso empreendimento é o Estância da Esperança e temos como objetivo a valorização da família e da fé. Atendemos como pesqueiro, restaurante, trilhas e equitação. Trabalhamos com crianças, proporcionando a elas a experiência em andar a cavalo. A nossa meta é investir no turismo pedagógico, levando crianças para viver uma experiência na roça”, detalhou.
Luciano Vieira Grotto é aquela pessoa que conhece o município como a “palma da mão”. Viu no Programa uma oportunidade e se jogou na formação. Conhecido por levar pessoas a cachoeiras e pescaria, por hobby, agora passa a comercializar roteiros de aventura com o que mais sabe fazer. “Eu aprendi muito com o programa, principalmente no módulo sobre segurança”.
Janaina Lara Nunes, que tinha experiência profissional em um complexo de entretenimento, agora, como agente, passa a trabalhar como agência de receptivo, levando turistas para os roteiros criados, ou personalizando roteiros conforme a necessidade do turista. Ela ressalta os pontos turísticos mapeados como cachoeiras, mirantes e a oportunidade de praticar o turismo de observação da natureza.
Roteiros
· Pelos Caminhos da Mogiana
· Doces Lembranças
· Café, Sabores e Memórias
· Monte de Fé
· Na Roça com a Família
· Pelas ruas do Monte
· Encantos da Lagoa
· Nossa Tradição
· Rota de Milagre
· Belezas do Ouro Verde
· Aventura Cavacudo
· Pesca Esportiva
· Bikes e Sabores
· Caminhos da Serra
· Do Lago ao Prato
· Sabores da Nossa Terra
· Caiaque no Baicheirão
· Escalada no Morro Dois Irmãos
· City Tour pelas Ruas do Monte
· Bike (iniciante e profissional).