A trajetória de excelência das famílias cooperadas nos cafés especiais

☕ A trajetória de excelência das famílias cooperadas nos cafés especiais O programa Especialíssimo, criado pela Cooxupé e SMC, vem consolidando o protagonismo das famílias cooperadas no cenário dos cafés especiais. Desde 2016, o projeto impulsiona a qualidade e o reconhecimento internacional dos grãos brasileiros, fortalecendo o cooperativismo e a inovação no campo. #JFPNoticias #MonteSantodeMinas #Noticias #Cooxupe #SMC #CafesEspeciais #Especialissimo #CafeBrasileiro #Agronegocio #Cooperativismo

11
0
COMPARTILHAR

Cooxupé e SMC consolidam protagonismo com o programa Especialíssimo e conquistas internacionais no setor de cafés especiais

Criado em 2016, o programa Especialíssimo tem consolidado a trajetória das famílias cooperadas da Cooxupé e da SMC no universo dos cafés especiais.
Desde a implementação, o projeto vem impulsionando a identificação e valorização de lotes diferenciados, que seguem em trajetória crescente e alcançam reconhecimento no mercado nacional e internacional.

Em 2019, ocorreu a primeira cerimônia de premiação do programa, que seleciona anualmente os 50 melhores lotes da safra.

Além da visibilidade, a iniciativa funciona como bonificação e incentivo, fortalecendo o modelo cooperativista e estimulando a busca constante pela excelência.

Reconhecimento internacional da qualidade

A ideia da premiação surgiu em 2018, após a Cooxupé e a SMC receberem o Cup of Excellence, maior concurso mundial de avaliação de cafés especiais.
O evento reuniu 29 juízes de 10 países (Japão, Estados Unidos, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha) e projetou ainda mais o potencial dos grãos brasileiros.

Famílias cooperadas em destaque no Cup of Excellence

Gabriel Antônio e Marta – Sítio Serra Pelada, 20° lugar COE 2017 (Foto: Divulgação)

Antes mesmo de sediar o concurso, em 2017, cooperados da Cooxupé já celebravam conquistas.

Gabriel Antônio Madeira, de Nova Resende, ficou em 20º lugar naquele ano. Em 2018, Ronaldo Reis Madeira, também de Nova Resende, repetiu o feito.

Em 2019, Edir José de Carvalho, de Caldas, conquistou a 8ª posição com um Catucaí Amarelo.

Outros destaques vieram em 2020, com Carlos Henrique Ribeiro do Valle, da Fazenda Monte Alto (Guaxupé) em 3º lugar e Adolfo Vieira, da Fazenda Passeio (Monte Belo) entre os 30 melhores do Brasil.

Já em 2024, Manassés Sampaio Dias, do Sítio Três Barras (Divinolândia – Mogiana/Região Vuklcânica), alcançou o 6º lugar na categoria “Experimentais”, com um Catucaí Amarelo fermentado em processo macro aeróbico.

O lote recebeu nota de 89,96 do júri internacional.

Manassés Sampaio Dias, 6° lugar no COE 2024, categoria Experimental (Foto: Divulgação)

Cooxupé e SMC: tradição e inovação

Esses resultados comprovam o comprometimento das famílias cooperadas em produzir cafés especiais de excelência, seja pelo Especialíssimo ou em concursos de reconhecimento mundial.

O trabalho conjunto da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees fortalece a imagem do Brasil como referência em qualidade e inovação no setor.

Cafés especiais

O Hub do Café reúne conteúdos relevantes sobre o universo dos cafés especiais, com histórias inspiradoras, informações de mercado e novidades do setor.

Além do site, os apreciadores podem acompanhar de perto esse universo seguindo a SMC Specialty Coffees no Instagram (@smccafebr) e no site www.smccafe.com.br

Por: hub do Café

#JFPNoticias #MonteSantodeMinas #Noticias #Cooxupe #SMC #CafesEspeciais #Especialissimo #CafeBrasileiro #Agronegocio #Cooperativismo

Programa Especialíssimo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório