Zema gasta seis vezes mais no 2° turno em campanha financiada por empresários

82
0
COMPARTILHAR

Os números, ainda parciais, mostram que o empresário conseguiu arrecadar R$ 4,5 milhões. Partido Novo doou R$ 1 milhão

 

Juliana Cipriani

Dono de uma das campanhas mais baratas na corrida pelo governo de Minas no primeiro turno, o governador eleito Romeu Zema (NOVO) contratou gastos pelo menos seis vezes maiores na segunda etapa do pleito. Ainda assim, a despesa foi três vezes menor que a do senador Antonio Anastasia (PSDB), que terminou derrotado por 71,8% a 28,2% dos votos.

A conta passou de menos de R$ 700 mil a R$ 3.840.297,01, de acordo com os números registrados até esta terça-feira (30) na Justiça Eleitoral.

O relatório de arrecadação e despesas ainda pode ser alterado, já que os que concorreram no pleito tem até o dia 17 de novembro para enviar os dados finais.

Zema chegou ao segundo turno de forma inesperada, causando surpresa até para a sua própria equipe, depois de um primeiro turno polarizado entre o governador Fernando Pimentel (PT) e o senador Antonio Anastasia (PSDB), que naquele momento haviam gastado respecitivamente 10 e 14 vezes mais que o estreante do Novo.

Segundo a prestação parcial de Zema, já foram efetivamente pagos R$1.956.665,17. O impulsionamento de conteúdos virtuais, que havia sido a maior despesa no primeiro turno, passou a figurar na terceira posição no ranking de gastos, somando R$ 438,4 mil.

Segundo o relatório parcial, os maiores gastos foram com serviços terceirizados (R$1.722.713,76) e materiais impressos (R$562.475,20). Os programas de televisão custaram R$ 408,5 mil.

Empresários e partido financiaram
O Partido Novo gastou R$ 1,090 milhão para ajudar na eleição de Zema. É a maior cifra dentro de um total de R$ 4.594.166,67.
Quase tanto quanto a legenda, doou o empresário José Salim Mattar Junior, dono da Localiza. Só ele foi responsável por R$ 700 mil em doações ao colega empresário. Outros R$ 300 mil foram doados pelo engenheiro Ricarod Antônio Vicintin, diretor-Presidente da RIMA Industrial S/A, uma empresa que se apresenta como líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil.

O próprio Romeu Zema gastou do bolso R$ 271 mil para financiar a campanha. Entre os principais doadores também constam Robert Carlos Lyra, do grupo Lyra, responsável pela Delta Sucroenergia (R$ 150 mil), Vicente Bretz da Silva (R$ 125 mil), Renato Ribeiro Machado (R$ 200 mil). Rubens Menin Teixeira de Souza, da MRV, consta como doador de R$ 35 mil.

A menor doação de campanha para Romeu Zema foi de R$ 2,33, por parte de Luis Otávio Cavalcanti de Melo.

Anastasia
Até esta segunda-feira, o senador Antonio Anastasia declarou ter contratado gastos de R$ 11.818.876,09 na campanha. A arrecadação, segundo os dados da Justiça Eleitoral, foi de 12.521.459,24. No primeiro turno, Anastasia havia declarado gastos de R$ 9,1 milhões.

Só o PSDB doou R$ 5,2 milhões. Entre os principais doadores, o tucano teve a família do suplente de sua vaga no Senado Lael Varela. Juntos, parentes do político do PSD deram R$ 1 milhão. O candidato tucano também contou com uma doação de R$ 300 mil de Maria Fernanda Nazareth Menin Teixeira de Souza Maia, da MRV.

Veja os números parciais
Anastasia
Arrecadação: R$12.521.459,24
Gastos contratados:R$11.818.876,09
Valor pago: R$11.545.797,43

Romeu Zema
Arrecadação: R$4.594.166,67
Gastos contratados: R$3.840.297,01
Valor pago: R$1.956.665,17

Transcrito do jornal Estado de Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório