Monte Santo:- No dia 23 de setembro de 2017 às 19h no CVT, reuniram-se o Prefeito Municipal Paulo Sergio Gornati, Maria Antônia R. R Arantes Secretária de Educação e Cultura, Pedro Roberto da Silveira Diretor de Departamento Municipal de Cultura, autoridades, amigos, ex-alunos e familiares da homenageada Sra. Fúlvia Carvalhais de Freitas, para prestar um justo e afetuoso tributo póstumo ao centenário de nascimento desta poetisa e professora monte-santense.
Esta homenagem nasceu do profundo reconhecimento dos apreciadores de seu talento, dos familiares e os que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver com o nossa homenageada, também das reflexões encontradas em suas obras e da sua imensa contribuição para a construção da história do nosso município.
Docente, poetisa envolvida com a música Sra. Fúlvia, deixou um legado que contribui para a formação e manutenção da nossa identidade, representada pelo cotidiano coletivo contado a partir do seu meio.
Durante o cerimonial, o Diretor de Cultura explicou que a Cultura também é trazer para o presente o passado dos ausentes através de sua linguagem. Citou também a importância de registros como este, pois corre o risco das lembranças serem dissolvidas, esquecidas e apagadas. No decorrer do ilustre momento houve apresentações no piano, depoimentos, declamações de poesias e exposição do acervo memorial acompanhado pela emoção dos convidados presentes.
Este tributo foi possível através de uma imensa colaboração voluntária de Lucas Duarte, Wandaleusa Guidorrizzi, Stefano Heluany, Brasilalves Santana, Nilda Parisi, Marlene Felix Pucci Palacini, a neta Raquel Freitas F. Brandão e a filha Dulce Alice de Freitas Ferracin, que não mediram esforços para este feito acontecesse de maneira honrosa como ocorreu.
Finalizando, Pedro aconselhou a todos em manter o compromisso na valorização da nossa cultura e zelar pelo legado que nos foi transmitido; dando continuidade em ações vivas como esta, que retratam a passagem e a permanência de personalidades que merecem nossas devidas homenagens.
Pedro Roberto da Silveira,
Luciene Ap. Lima Bressan
Departamento Municipal
de Cultura – 27/09/2017