Patrocínio Paulista:- A literatura infantil em língua brasileira de sinais (libras) pode ser usada no ambiente escolar para promover o desenvolvimento das crianças, já que os professores muitas vezes encontram dificuldades em adaptar materiais. A literatura de forma geral possibilita a transmissão de cultura, conhecimento e visão de mundo, viabilizando ainda o desenvolvimento da memória, da concentração e da criatividade da criança. Estudos demonstram que, dessa maneira, as histórias oportunizam às crianças ouvintes a elaboração de conceitos sobre a realidade compreendendo-a e construindo sua identidade, pois se identificam com os personagens e elaboram sentido para sua vida. Com as crianças surdas acontece o mesmo processo de representação, porém para que essa simbologia de sentidos e representações aconteça é preciso ter claro a diferença linguística entre surdos e ouvintes. O acesso a história pela língua de sinais é capaz de oportunizar com mais eficácia ao sujeito surdo a elaboração de sua representação simbólica do real e imaginário. A comunidade surda, por compreender a importância da literatura, tem se mostrado atenta à divulgação e disponibilização de literatura em libras. Algumas editoras já têm publicado criações, adaptações e traduções de literatura infantil em libras a fim de divulgar e disseminar a língua e a cultura do povo surdo às crianças. Tanto as histórias criadas por sujeitos surdos quanto as adaptadas dos contos já conhecidos mundialmente, são exemplos que procuram registrar e retratar as dificuldades encontradas pelo sujeito surdo num mundo de ouvintes e, também, mostrar a importância de encontrar semelhantes que ouvem pelos olhos e falam com as mãos. Os professores poderão encontrar várias obras como cinderela surda, a cigarra surda e as formigas, rapunzel surda, tibi e joca que é um clássico da literatura infantil em sinais, entre outras obras. Mergulhem nesse universo onde as mãos transmitem o conhecimento.