“ENCONTRO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS – 2018”

502
0
COMPARTILHAR

 

Monte Santo:- No dia 12 de agosto de 2018, a Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes de Monte Santo de Minas em parceria com a ADEFOSUL- Associação Em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas realizaram o “Encontro de Grupos Folclóricos” no Terreirão do Samba. Na ocasião apresentaram-se Folias de Reis, Congadas e Grupo de Moçambique, num evento que teve início às 10 :00 h e estendeu até às 20:00 h. Durante o dia foram servidas quase 2000 refeições, com a colaboração de nutricionistas cozinheiras e voluntários. Este ano a Sra. Luciene A. L. Bressan, funcionária do Departamento de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e Artístico de Monte Santo de Minas, decorou o local com um belo material temático.

Neste dia foram recebidos diversos grupos locais regionais, dentre eles: Companhia de Reis Arceburguense de Arceburgo/ MG, Companhia de Reis Nossa Senhora da Penha de Bom Jesus da Penha/MG, Companhia de Reis Nossa Senhora de Fátima de Monte Belo/MG, Companhia de Reis de Biguatinga/MG, Companhia de Reis São Sebastião Nossa Senhora dos Remédios de Juruaia/MG, Companhia de Reis Estrela Guia do Bairro Tapir de Itamogi/MG, Terno de Congo Maravilha de Alpinópolis/MG, Congada Estrela do Sul de Nova Resende/MG, Moçambique Filhos de São Tomás da cidade de São Tomás de Aquino/MG e Companhia de Reis Companhia do Baú de Itamogi/MG.
As Folias de Reis de Monte Santo de Minas finalizaram com brilhantismo a festividade: Companhia de Reis Monte Santo, Companhia de Reis Alunos do Professor Dênis de Paula, Companhia de Reis Coração da Cidade, Tradicional Companhia de Reis Maria Imaculada, Companhia de Reis União dos Amigos e a Companhia de Reis da Pitangueira.

Na ocasião o Diretor de Cultura e Turismo, Sr. Pedro Roberto da Silveira homenageou a Companhia de Folia Reis Coração da Cidade, representada pelo Sr. José Martins, que recebeu uma placa em comemoração aos 102 anos de fundação do folguedo.

ENTENDA A HISTÓRIA DO REGISTRO DAS FOLIAS DE REIS EM MINAS GERAIS
No ano de 2016 o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha-MG, identificou e cadastrou vários grupos de Folias no estado de Minas Gerais. As Folias constituem uma prática cultural e religiosa de devoção católica. Também denominados como ternos, charolas ou companhias, os grupos se estruturam a partir da sua devoção aos Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros, que realizam visitas às casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e se organizam a partir de ritos como o giro ou jornada, encontros, festas e o cumprimento de promessas. Monte Santo de Minas enviou treze cadastros e participou deste projeto mineiro.

Em 2017 o Registro das Folias de Reis no Estado de Minas Gerais foi reconhecido como Patrimônio Imaterial. Desta forma o Iepha-MG inaugura uma nova forma de interação com a sociedade, tornando os processos de pesquisa e de reconhecimento de bens culturais mais democráticos e acessíveis. Veja mais fotos na coluna Vitrine, página 11 desta edição.

Texto: Pedro Roberto da Silveira
Diretor Departamento de Cultura e Turismo – Monte Santo de Minas/MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório