Que o Brasil passa por uma crise econômica, não é novidade pra ninguém. Mas, em meio ao desemprego e à retração de vários setores da economia – indústria, comércio e serviços -, a agropecuária se mostra forte. Em 2017, o setor cresceu 13% e foi responsável pelo aumento de 1% da economia brasileira. Para 2018, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, prevê que o PIB do agronegócio deve crescer 3,4% ante a economia brasileira, que deve fechar o PIB em 1,5%, mesmo com os efeitos negativos da greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio.
Em relação ao café, para 2018 a Conab estima uma safra de 58 milhões de sacas, crescimento de 29,1% em relação ao ano anterior. Desse montante, o grão arábica deve chegar a 44,3 milhões de sacas produzidas. A colheita deste ano já está no fim, tendo sido colhida quase 90% de toda a produção até o momento. Com isso, os cafeicultores já começam a se preparar para a safra 2019. Entre os preparativos, estão a compra de insumos, como adubos e equipamentos.
E para ajudar o cafeicultor a adquirir a matéria-prima necessária, a Coopercam realiza, nos dias 29 e 30 de agosto, a Rodada de Negócios 2018. De acordo com o engenheiro agrônomo e supervisor técnico da cooperativa, João Paulo Alves de Castro, “esse é o momento em que o produtor terá as melhores condições de aquisição de insumos para sua lavoura. Este ano a expectativa é de crescimento devido às condições de pagamento em troca de café e aos bons preços que serão praticados no evento”.
Em parceria com grandes empresas fornecedoras do setor, a Coopercam irá oferecer a seus cooperados condições financeiras especiais e atendimento exclusivo. A organização do evento já está nos preparativos para a Rodada de Negócios 2018 Coopercam e espera a presença de todos os seus cooperados.
Mais informações sobre a Rodada de Negócios podem ser obtidas no Departamento Técnico – Comercial da Coopercam pelo telefone (35) 3853 0320 ou e-mail deptotecnico@coopercam.com.br.
Fonte: Eliana Sonja Sakey Comunicação