Dia 24 de julho de 2018, a internet acordou em polvorosa. Não, não estamos falando do Facebook que decidiu derrubar páginas de Fake News, do lago que encontraram em Marte ou da suposta overdose da Demi Lovato. Vinte quatro de julho – assim mesmo por extenso – se tornou um dia histórico para os e-commerces porque o Chrome 68 passou a sinalizar todo e qualquer site HTTP como “não seguro”. Um grande passo para a dominação intergalática do certificado SSL – prazer, esse é o nome “técnico” do HTTPS.
Você, que tem algum site e não está lá muito inteirado com essas mudanças que acontecem a toda hora, pode se perguntar: e eu com isso? Veja bem, caro empreendedor. Você tem TUDO A VER COM ISSO!
O primeiro impacto está na confiança do seu consumidor. Pense bem: seu cliente vai querer passar informações importantes, como a de um cartão de crédito, depois de ver um aviso como esse: CUIDADO COM SSL. Realmente… não!
Mas não é só isso. Para entender o impacto da padronização do certificado SSL na sua vida, no seu negócio e, consequentemente, no seu bolso, vamos a uma aulinha básica.
Certificado ssl. O quê?
Se você tem um e-commerce provavelmente já ouviu falar sobre certificações digitais que as lojas online normalmente têm. Esses certificados funcionam como uma espécie de assinatura digital, que identificam os negócios online. Para conseguir essa chave de identificação única é preciso fornecer uma série de informações sobre o empreendimento.
Mais do que fazer essa identificação e ocupar o footer (também conhecido como rodapé do site) da sua home ao lado do botão de quem somos, esses certificados são importantes porque fazem a criptografia dos dados transmitidos entre a loja virtual e o consumidor. Traduzindo em miúdos: eles protegem os dados do seu cliente.
O certificado SSL (que em inglês significa Secure Sockets Layer) é um dos principais protocolos, garantindo segurança de dados de ponta a ponta no site.
Tá, mas é só isso?
Não, caro amigo, se você pensou assim, você não entendeu a importância de ter um certificado SSL. Não é só pelos 20 centavos, ops… ou melhor, não é só pela garantia de autenticidade e legalidade do seu site. Que tal falarmos sobre o impacto que a falta do SSL pode ter no seu negócio?
Suponhamos que você tenha um site que hospeda um blog e a sua loja virtual. Você tem um bom posicionamento na busca orgânica do Google e tem conseguido bons resultados com o Google Adwords – eita, que agora é Google Ads. A vida é linda, as vendas estão boas e, de repente, o Chrome começa a sinalizar seu site como não seguro.
SSL e o impacto nos anúncios
Vamos esquecer por um segundo a possibilidade de o seu cliente se recusar a fornecer dados para um site que o Google – oráculo maior deste sistema solar – diz que não é seguro e foquemos nas campanhas.
Como você bem sabe – se não sabia, vai ficar sabendo agora – a relevância das páginas de destino tem um papel fundamental para o índice de qualidade do seu anúncio.
E o índice de qualidade, por sua vez, tem um papel fundamental para a posição do seu anúncio no leilão do Google Ads.
Pense com a gente: ser considerado “não seguro” atrapalha a relevância da página de destino do seu negócio. E o que acontece? TEMPOOOOOOOOOOOOO! Isso mesmo! Impacto negativo na busca orgânica (SEO) e na paga (Google Ads). Os anúncios não andam, as vendas caem e o bicho pega.
Meus deus! E agora, o que eu faço?
Calma! Você pode verificar se a empresa que hospeda o seu site pode ajudar na instalação do certificado ou buscar opções pagas e gratuitas que existem no mercado. Algumas opções que podem ajudá-lo a solucionar essa questão: Certisign, Comodo, Site Blindado, UOL Host, Hostgator ou King Host.
Partiu instalar? Estamos conversados?
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Fonte: Casa de Imagem Marketing Digital