A QUÍMICA POR TRÁS DO NO POO E DO LOW POO

237
0
COMPARTILHAR

Entenda como funcionam essas rotinas de tratamento capilar e saiba se são certas para você

Por Larissa Caliari
Para criar uma rotina de tratamento exclusiva para o seu tipo de cabelo existem várias possibilidades. É necessário pesquisar quais são os melhores produtos para adequar às necessidades dos seus fios. Entre os métodos mais eficazes estão as rotinas No Poo (sem shampoo) e Low Poo (pouco shampoo), ainda pouco difundidas. Esse tipo de rotina funciona como as demais rotinas mais tradicionais, com o foco na lavagem dos fios. O que muda nelas, são os componentes presentes nos produtos utilizados para a limpeza.

De acordo com a farmacêutica Camila Sayuri Matsumoto, essas duas técnicas evitam os produtos que apresentam na formulação pretrolatos, silicones e sulfatos. “Principalmente a parafina e os silicones insolúveis são sempre evitados ao máximo nas duas técnicas, porque são produtos que acumulam no cabelo e para serem removidos é necessário o uso de shampoos com muito sulfato”, explica Camila. Os sulfatos, encontrados em grande quantidade nos shampoos tradicionais, acabam retirando a queratina dos fios e prejudicando a estrutura dos fios. Porém, como eles também são responsáveis por eliminar os silicones insolúveis e petrolatos, é importante que todos esses compostos sejam evitados ao mesmo tempo. No Low Poo as concentrações desses componentes é muito menor do que em shampoos tradicionais, enquanto no No Poo eles são completamente retirados.

No No Poo, a lavagem tradicional com shampoo é substituída pela co-wash, uma lavagem com condicionadores que são mais adstringentes do que condicionantes, e auxiliam na limpeza do cabelo utilizando compostos mais naturais, como os óleos vegetais.

Esses dois tipos de tratamentos trazem vantagens para vários tipos de cabelos, entre elas estão a estruturação dos cachos e a redução da oleosidade. Os silicones presentes nos produtos mais usuais quebram a ondulação natural dos fios, por isso, nas rotinas No Poo e Low Poo as ondas ficam mais definidas. Já os cabelos oleosos costumam apresentar o efeito rebote ao receber os tratamentos tradicionais. “Quando a oleosidade natural do cabelo é removida pelo shampoo tradicional, o bulbo capilar produz uma quantidade muito maior de óleo para compensar o que foi retirado pelo shampoo”, explica Camila. Tanto no No Poo, quanto no Low Poo, esse efeito rebote é evitado porque os componentes naturais do cabelo são preservados, portanto, a oleosidade diminui. Além disso, esse tipo de rotina torna qualquer tipo de cabelo mais saudável, já que os produtos eliminados nesses tratamentos são responsáveis pelo enfraquecimento dos fios e pelo aumento da queda de cabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório