O homem ao descobrir o tempo, ele achou que tal descoberta veio ao mundo atormentá-lo. Aí está. O segredo de encontrar tempo para fazer as coisas que você quer é realmente querer fazê-las e não apenas achar que gostaria de fazê-las. Todos gostamos de fazer mais, mas na realidade não queremos, de modo que simplesmente continuamos a desperdiçar o nosso tempo, desejando uma qualidade maior dele. Quando tomamos a decisão de controlar o tempo, o primeiro passo não é agarrar a agenda mais próxima e planejar a distribuição dele. Esse é o primeiro passo. O primeiro é esclarecer por que queremos fazer algo em vez de por que deveríamos fazê-lo. Fazemos isso desenvolvendo um entendimento filosófico tanto da importância quanto da falta de importância de tempo em nossas vidas. Assim que tivermos motivação para assumir o comando, os mecanismos para a realização surgirão.
Obter o controle do relógio e da agenda não implica, de modo nenhum, em desconsiderar o tempo. Somente quando soubermos como lidar com ele poderemos estar em posição de controle. Trabalhando com o tempo, podemos alcançar resultados extraordinários. Mas vá com calma… A primeira tentativa não precisa envolver o alcance de uma meta importante. O segredo para a vitória está em começar. Uma vez que tivermos o tempo ao nosso lado, os nossos esforços mais simples acumularão a força e a confiança necessárias para qualquer esforço maior.
Você quer mais tempo, mas não sabe por onde começar? Eis uma sugestão: faça um esforço e tente acordar mais cedo. Essa medida pode adicionar uma ou duas horas produtivas ao seu dia e anos à sua vida. Escolha uma coisa que você queria fazer e faça-a no seu tempo livre antes do café da manhã. Gostaria de conhecer mais algum assunto? Estude-o todas as manhãs durante meia hora e você poderá se tornar uma autoridade nele. Isso é tudo o que é preciso. É extremamente simples, mas passa despercebido à maioria das pessoas que continuam a repetir: “Um dia eu gostaria de… mas nunca terei tempo.”.
O fato de você nunca ter começado o trabalho, a atividade ou o estudo que realmente lhe interessa não é motivo para que você não possa começar neste exato momento. O tempo não nos exclui. Apenas imaginamos que ele faça isso. Nunca é tarde demais para começar. O tempo é impessoal. É o mesmo em todos os momentos. Não nos impõe limitações. As nossas únicas limitações são impostas por nós mesmos. Você pode ser bem-sucedido em qualquer coisa se estiver determinado a criar o tempo.