Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Entendendo os “pilares” do treinamento físico aplicado a saúde

86
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-É preciso entender que a prática de exercícios físicos tem princípios que são determinantes quando pensamos em prescrição do treinamento físico. O respeito a estes princípios é a chave para o sucesso de qualquer programa de exercícios, sobretudo, quando pensamos na saúde dos praticantes. São eles:

* Individualidade Biológica: Cada um nós é um ser único e nos adaptamos de maneiras diferentes as práticas de atividades físicas e esportivas. É importante entender que cada ser humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, a prescrição do treinamento individualizado proporciona maior segurança e resultados, quando são observados e respeitados as características e necessidades do indivíduo, principalmente em condições de prevenção e manutenção da saúde.

* Adaptação: O ser humano vive em constante adaptação. Podemos observar que ao longo da história, várias espécies foram submetidas a diversas situações hostis, como frio, calor, terremotos, guerras etc. Nosso organismo reage de maneira diferente diante das cargas impostas pelo treinamento físico (tempo, peso levantado, tipo de atividade, velocidade da esteira, etc). Este tipo de reação irá determinar a capacidade de adaptarmos a um exercício e outro não. Esta capacidade de adaptação somente terá efeitos positivos sobre a saúde humana, quando respeitados a individualidade e principalmente o tempo necessário para assimilação e consequentemente adaptação aos exercícios propostos pelo professor.

* Continuidade: Para que o aluno se beneficie dos exercícios praticados, é necessário que a prática seja regular, ou seja, no mínimo 3-4 vezes por semana. Caso não treine nenhuma vez em uma semana, não adianta compensar na outra.

* Sobrecarga: Consiste em proporcionar sobrecarga de maneira adequada o organismo do indivíduo, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. Devemos ficar atentos à prescrição individualizada e de forma progressiva ao longo do processo de treinamento. Faz-se necessário descansar e se alimentar corretamente antes, durante e após a realização de exercícios. Somente assim os resultados irão aparecer.

* Volume e intensidade: A adequação correta das cargas de treinamento físico está relacionada à alteração dos estímulos das variáveis volume (quantidade) ou intensidade (qualidade). É importante ressaltar a necessidade de seguir rigorosamente a orientação do professor quanto ao tempo e intensidade dos exercícios propostos. O aumento do tempo pressupõe a diminuição da intensidade e vice-versa.

Por fim, é importante considerarmos que os princípios aqui explicados são de fundamental importância para os praticantes de exercício físico. Se estes forem respeitados tanto pelo professor, quanto pelo aluno, será alcançada uma correta adequação e individualização do treinamento, ou seja, o exercício físico será seguro, ótimo e eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório