Inteligência artificial tem ajudado produtores agrícolas

Inteligência artificial revoluciona a cafeicultura brasileira! Nova ferramenta da CodeBit e AgroBee prevê produtividade antes da colheita, otimizando recursos e impulsionando o setor. #InteligênciaArtificial #Agronegócio #Cafeicultura #Inovação

7
0
COMPARTILHAR

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo.

De acordo com informações divulgadas pelo Observatório do Café, na safra de 2024 a estimativa de faturamento bruto total das lavouras de café é de R$ 66,49 bilhões. A princípio, desse total, a espécie Coffea arabica (arábica) corresponde a mais de 72%, o que representa cerca de R$ 48 bilhões da receita. A aplicação de inteligência artificial nas lavouras tem revolucionando a agricultura.

Do mesmo modo, pensando nesse potencial, a empresa de soluções tecnológicas CodeBit e a agrotech AgroBee se uniram para otimizar o tempo de coleta de dados nos cafezais. Aliás, a promessa é que uma nova ferramenta criada pelas duas companhias permita ao produtor prever a produtividade das plantas antes mesmo da colheita.

Inteligência artificial

Assim, com a tecnologia, é possível ter uma previsibilidade no faturamento arrecadado. A ferramenta ajuda a realizar com antecedência o planejamento estratégico de toda a cadeia produtiva, de forma tangível, otimizada e simplificada. Com isso, o produtor pode entender como direcionar a produção, os recursos, os investimentos e as vendas.

“Foi um desafio metodológico e tecnológico. Durante quatro meses, nossa equipe treinou e refinou um modelo de IA para conseguirmos alcançar o resultado desejado. Para isso, foi utilizada uma arquitetura de Redes Neurais Convolucionais para a detecção de objetos em imagens. Realizamos um processo de refino do modelo com uma base de dados com mais de 5 mil imagens. Após o treinamento, o modelo atingiu uma precisão média de 97%, tanto para contagem, quanto para a detecção do estado de maturação dos frutos. A tecnologia permite processar mais de 20 mil imagens em menos de meio dia, algo que é humanamente impossível”, explica Heitor Cunha, CEO da CodeBit.

Precisão de informações

Primeiramente, a tecnologia, que funciona por meio de um algoritmo de aprendizado de IA, realiza análises de um grande volume de informações em um curto período de tempo. Contudo, com a base de dados abastecida por fórmulas matemáticas e uma série de imagens, a ferramenta concede a previsibilidade da produtividade. Ou seja, possibilita investimentos e a venda antecipada do que será produzido. Aliás, a solução apresentou níveis altos de acurácia, o que garante a segurança dos resultados.

“A solução une técnicas de agricultura digital e de precisão, assim, o produtor consegue identificar localmente as demandas da lavoura, otimizando o consumo de insumos e recursos hídricos, defensivos e utilização de maquinários. Reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, a pegada hídrica e de carbono, e a exposição agroquímicos ao meio ambiente. A redução de agentes químicos gera frutos melhores e mais fortes. Com o aplicativo podemos provar os benefícios da polinização assistida e que as abelhas são melhores para a produtividade”, destaca Diego Moure, PhD e R&D Manager da Agrobee.

Futuro tecnológico

Como resultado, para o futuro, a empresa pensa em divulgar a tecnologia com o intuito de trazer ainda mais benefícios para o agronegócio. E, também, ajudar a impulsionar a produção em até 15%. Por isso, projeta disponibilizar o aplicativo para smartphones, o que irá permitir a todos os produtores – do pequeno ao grande – terem acesso à ferramenta na palma da mão.

#InteligênciaArtificial #Agricultura #Agronegócio #Cafeicultura #TecnologiaAgrícola #IAnaAgricultura #CodeBit #AgroBee #ProdutividadeAgrícola #InovaçãoAgrícola

Por: Hub do Café

IA na Cafeicultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório