Um novo estudo aponta que o consumo da bebida foi associado a um envelhecimento facial mais lento para o consumidor
O consumo de café pode retardar os sinais de envelhecimento facial e manter a pele do seu rosto jovem por mais tempo. Antes de tudo é o que sugere um novo estudo, publicado no Journal of Cosmetic Dermatology.
A princípio, em meio à descoberta de tantos benefícios, seja na saúde do cérebro, na manutenção da força muscular e no combate da perda de massa muscular, o café é realmente um bom aliado da saúde. Mas essa afirmação só é válida no caso do consumo moderado da bebida.
De antemão, saiba como o estudo chegou a esses resultados e conheça os efeitos potenciais para a face a partir da escolha de um determinado tipo de torra. Antes de mais nada, a pesquisa foi publicada pelo site Tudo Gostoso.
Rosto jovem
Primeiramente, os pesquisadores compararam quatro bebidas consumidas por mais de 16 mil europeus: café, chá, álcool e bebidas adoçadas com açúcar. Contudo, o café foi a única opção que apresentou uma associação significativa com o envelhecimento mais lento da pele do rosto.
Eles afirmam que as propriedades antioxidantes da bebida podem combater o estresse oxidativo e a inflamação. Desse modo, essas substâncias presentes no café torrado podem melhorar a elasticidade e a hidratação da pele, retardando as rugas e outros sinais de envelhecimento.
“A mágica parece estar nos antioxidantes, especialmente nos polifenóis, como o ácido clorogênico. Esses compostos são provavelmente o que está impulsionando os efeitos antienvelhecimento que estamos observando nos consumidores de café”, afirma a dermatologista Hannah Kopelman ao site Verywell.
Torras claras ou escuras
Aliás, o tipo de café torrado também é importante, pois os polifenóis são sensíveis ao calor. Segundo o dermatologista Tyler Long, as torras mais claras são mais eficazes do que as escuras. Pois, a exposição prolongada a altas temperaturas durante a torra pode destruir os polifenóis.
“O espresso é mais concentrado e tem uma torra mais leve, o que pode ser mais benéfico para o teor de polifenóis. Pessoalmente, eu escolheria o espresso em vez do coado”, afirma o especialista.
Antioxidantes dos chás causam o mesmo efeito?
O chá também contém polifenóis, no entanto, o estudo não encontrou uma forte conexão entre o consumo da bebida e o atraso no envelhecimento facial. Porém, estudos anteriores já demonstraram que o chá verde pode evitar o fotoenvelhecimento causado pela exposição aos raios UV e reduzir a inflamação da pele.
Todavia, a moderação e a consistência são fundamentais para colher os benefícios do café para a saúde. Logo, duas a três xícaras de 240 ml são suficientes para obter todos os benefícios antienvelhecimento.
Nesse sentido, ao manter o hábito diário consistente, os antioxidantes e outros compostos anti-inflamatórios podem se acumular no corpo.
Evite o açúcar para maximizar os benefícios
Por fim, adicionar creme e açúcar ao café não é recomendado se você deseja potencializar os benefícios da bebida no processo de antienvelhecimento da pele facial.
“O açúcar pode contribuir para a glicação, que é o efeito do açúcar que se liga ao colágeno e a outros tipos de materiais estruturais da pele. Ele pode aumentar o estresse oxidativo no tecido”, explica Long.
Agora que você conheceu um pouco do estudo, que tal tomar uma xícara de café para manter sua pele do rosto mais jovem por mais tempo?
#Café #Antioxidantes #Envelhecimento #Pele #Saúde #Anti-inflamatórios #Estudo #Pesquisa #BenefíciosDoCafé
Por: Hub do Café
Café: beba e rejuvenesça!