Nutrição do cafeeiro deve ser realizada na fase de florada, no final da estação fria, durante os meses de agosto e setembro
Uma boa safra depende de cuidados intensivos durante todas as fases do cafeeiro. Por exemplo, tem um momento muito importante que é a adubação de inverno. Afinal, preparar o cafezal para a estação fria pode fazer toda a diferença na sua colheita futura.
Por isso, o Cooxupé em Foco preparou um vídeo para explicar aos cafeicultores cooperados como fazer esta técnica.
Adubação de inverno
De acordo com Luiz Antônio Franco Filho, do Departamento Técnico da Cooxupé, para falar sobre a adubação de inverno é preciso dividir o ciclo de produção de café em duas etapas. Ou seja, crescimento vegetativo e reprodutivo.
“Dentro do reprodutivo, nós temos quatro fases: florada, expansão dos frutos, granação e maturação. Cada período com uma demanda nutricional específica”, resume o engenheiro agrônomo da cooperativa.
Florada
Nesse sentido, a adubação de inverno corresponde à nutrição que deve ser realizada na fase de florada. Isto é, no final do inverno, início da primavera, nos meses de agosto e setembro.
Para atender à demanda nutricional do cafeeiro na fase de florada, essa nutrição deve ser realizada utilizando produtos que apresentam alta solubilidade e estejam prontamente disponíveis. Garantindo, de antemão, que a planta tenha reservas suficientes para o desenvolvimento da florada.
“No período de agosto a outubro, o cafeeiro demanda cerca de 34% de nitrogênio, 30% de cálcio e 21% de boro. Daí a importância do manejo nutricional nessa fase reprodutiva”, ressalta Luiz Antônio.
Opções de adubo para a estação
A seguir, confira algumas opções de adubos de inverno da Yara, empresa parceira da Cooxupé. Charles de Castro, consultor técnico comercial da Yara, explica que, para garantir um bom desenvolvimento do cafeeiro, fazendo com que expresse o seu máximo potencial produtivo, a adubação de inverno é fundamental. Especialmente porque antecede a fase de floração e pegamento dos frutos.
“Sabendo que este é um período de baixo volume de chuvas, é necessária a utilização de produtos com alta solubilidade. Nós, da Yara Fertilizantes, recomendamos o YaraLiva Nitrabor para áreas de sequeiro. Sua fórmula com nitrato de cálcio e boro é perfeita para atender às necessidades da lavoura nesse período de menor pluviosidade”, reforça.
Já para quem trabalha com fertirrigação, Charles diz que recomenda o YaraTera Calcinit, que possui 100% de solubilidade, combinando com o YaraVita Bortrac. “Essa combinação é a solução ideal para garantir o fornecimento eficiente de cálcio e boro, que são nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento e maior produtividade do cafeeiro”, completa.
Resultado na lavoura
Cooperado de Carmo do Rio Claro/MG, Roberval Galvão conta que usa em seu cafeeiro os produtos da Yara. E, em conclusão, está satisfeito com os resultados obtidos.
“Tenho usado o Nitrabor e Calcinit nas lavouras, seguindo a recomendação da Cooxupé, e tenho percebido bastante resultado na lavoura. Vejo que ela sai na frente com essa adubação e acredito que vai refletir bastante na produtividade e sanidade da lavoura. Estou muito satisfeito e recomendo a todos”, define.
#AdubaçãoDeInverno #Cafeicultura #Cooxupé #Café #NutriçãoDoCafeeiro #Florada #Yara #ManejoNutricional #Produtividade #Cafeicultores
Por: Hub do Café
Adubação de inverno: nutrição para uma ótima safra!