Segundo maior mercado consumidor mundial do grão, Brasil tem mais de 2 milhões de hectares cultivados na safra 24/25
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Garantindo, assim, protagonismo dentro e fora de campo. Acima de tudo, o país também é o segundo maior mercado consumidor da bebida, que acaba se tornando um combustível para muita gente no dia a dia. Nesse sentido, o Cerrado mineiro se destaca na produção brasileira de café. De antemão, é o que mostra o site Canal Rural.
Movimentação da cafeicultura
Antes de mais nada, a paixão brasileira pelo cafezinho é capaz de movimentar grandes montantes da agricultura brasileira. Em 2024, por exemplo, são 2,25 milhões de hectares dedicados à cultura do grão. Registrando um crescimento de 0,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com o pesquisador Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, a safra deste ano no País está próxima das 58 milhões de sacas.
“O Sul de Minas produz muito café e a maior parte do grão brasileiro vem dessa região. Entretanto, a gente tem o Espírito Santo como uma importante produção de arábica e canéfora também”, conta Alves.
Produtividade
Ainda de acordo com o especialista, o café arábica domina a produção, com cerca de 70% das áreas. Porém, os tipos conilon e robusta, da espécie canéfora, vem ganhando cada vez mais destaque por conta do aumento de produtividade.
“Com o mesmo nível tecnológico, a expectativa é que o canéfora tenha o dobro da produtividade”, conta Enrique Alves.
Cerrado mineiro
De acordo com a Embrapa, o estado de Rondônia tem hoje a maior produtividade média de café no Brasil, com 52 sacas por hectare.
Já na Bahia, a produção se concentra em algumas microrregiões e abrangem todas as espécies.
Por outro lado, é no Cerrado mineiro que ela vem despontando com qualidade, representando cerca de 14% da produção nacional. Em 2023, pois, produziram mais de 7 milhões de sacas na região.
CerradoMineiro #ProduçãoDeCafé #CafeiculturaBrasileira #Safra24/25 #Cafezinho #MaiorProdutorDeCafé #Embrapa #CaféArábica #CaféConilon #Produtividade
Por: hubdocafe