Solenidade nesta sexta-feira (26), em Nova Lima, teve a presença do presidente Lula e marca a retomada da produção nacional do medicamento no País.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), participou na manhã desta sexta-feira (26/4/24) da inauguração da planta de produção da empresa Biomm, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com investimentos de R$ 800 milhões, a fábrica terá capacidade para produzir 20 milhões de refis de insulina por ano.
O evento contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da primeira-dama, Janja Lula da Silva; das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia); além de deputados federais e estaduais, prefeitos e outras autoridades.
“Após mais de 20 anos, o Brasil retoma a produção nacional de insulina e deixa de depender exclusivamente de importações. Trata-se de um fato histórico”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O presidente da ALMG destacou que a iniciativa é um marco importante também para Minas Gerais.
“Todo empreendimento, toda inovação, toda geração de emprego que venha para o Estado tem o apoio da Assembleia.”, Dep. Tadeu Martins Leite.
Já o presidente Lula ressaltou que um país soberano precisa de uma indústria nacional forte, especialmente na área de saúde. “Produziremos insulina a um preço acessível, para oferecer gratuitamente a milhões de brasileiros usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.
O Brasil é um dos países com maior incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes, segundo dados do Atlas da Federação Internacional de Diabetes, divulgados pelo governo.
Tranquilidade
Lula se emocionou com o discurso do ex-ministro e amigo pessoal Walfrido dos Mares Guias, atual conselheiro administrativo da Biomm, e ao se lembrar de sua bisneta de sete anos, que tem diabetes. “Você vai ter tranquilidade para viver mais tempo do que eu”, afirmou o presidente.
Essa foi a terceira visita de Lula a Minas Gerais desde o início do atual mandato. Ele esteve em Belo Horizonte no início de fevereiro deste ano, e retornou, em março, para inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba.