Antropólogo, autor e palestrante esteve recentemente na cooperativa cafeeira para falar sobre desafios e liderança aos cooperados
Por Redação
Com uma história de mais de 90 anos de cooperativismo, a Cooxupé possui um quadro associativo com mais de 19 mil cooperados. E é uma das maiores exportadoras de café do mundo. Nesse sentido, sua atuação chamou a atenção do professor Luiz Marins, que é também antropólogo e autor de mais de 30 livros. Recentemente, ele esteve na matriz da cooperativa, em Guaxupé, para palestrar aos cooperados. De acordo com Marins, a Cooxupé é um dos maiores orgulhos do Brasil.
Orgulhos do Brasil
Em entrevista para Hub do Café, o professor falou da palestra que ministrou na cooperativa antes da Assembleia Geral Ordinária (AGO), em março. Ademais, discorreu sobre a importância do cooperativismo. Em seguida, elencou os motivos dos produtores de café aprofundarem seus conhecimentos sobre lideranças. Confira abaixo:
Hub do Café – Quais foram suas impressões sobre a Cooxupé quando fez a palestra aos cooperados antes da AGO?
Professor Marins: “Já tive o prazer de estar na cooperativa algumas vezes. Sempre afirmo que a Cooxupé é um dos maiores orgulhos do Brasil. Tudo o que faz, realiza com extrema qualidade e respeito total a seus cooperados. A seleção feita logo após a entrega; a comunicação com os produtores; os serviços que presta. Ou seja, tudo isso forma uma cooperativa que mostra ter sido ‘contaminada pelo vírus da Excelência’”.
Hub do Café – Para o senhor, como foi palestrar para os cooperados da Cooxupé?
Professor Marins: “É sempre um enorme prazer. O interesse e a interação que demonstram são ímpares. E, sempre que preparo uma palestra para a Cooxupé, faço com muito cuidado. Pois sei da exigência e da qualidade do público que estará assistindo.
Desafios e lideranças
Hub do Café – Por que é importante que as famílias cooperadas aprendam mais sobre desafios e liderança?
Professor Marins: “Hoje, uma propriedade rural, seja de qual tamanho for, é uma empresa. E deve ser administrada como uma empresa. Inclusive, a maioria das empresas no Brasil é formada por empresas familiares e no agro mais ainda. Quando a família participa e entende os desafios da liderança e participa ativamente da sua cooperativa, o sucesso já está com grande caminho andado. Assim, é fundamental que toda a família entenda que uma boa gestão de uma propriedade rural exige trabalhar bem com pessoas. E isso demanda uma liderança ativa e proativa”.
Hub do Café – Na sua opinião, como o cooperativismo impacta a vida dos cafeicultores?
Professor Marins: “A verdade é que sozinho ninguém chega ao pódio. Sozinho ninguém vencerá neste mercado extremamente competitivo e complexo que temos na atualidade. Portanto, o cafeicultor brasileiro que produz na área de influência da Cooxupé é um felizardo. Isso por ter ao seu lado uma cooperativa do nível de excelência e respeito ao cooperado como a Cooxupé. E digo isso não só pela distribuição das sobras que a cooperativa faz para seus cooperados. Mas, principalmente, pelo apoio técnico, pela assistência e pelo nível de informação que disponibiliza aos cooperados”.
Por fim, confira vídeo produzido pelo Professor Marins para seu canal no Youtube.
Extraído do hub do café