Os casos notificados neste ano já correspondem a quase 40% de todos os casos registrados em todo o ano de 2023.
Guaxupé é mais uma cidade do Sul de Minas a criar um núcleo para o atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. Só neste ano, a cidade já notificou 338 casos da doença.
Os casos notificados neste ano já correspondem a quase 40% de todos os casos registrados em todo o ano de 2023. Por isso o município criou o “Programa Sentinela contra a Dengue”, que funciona na UBS do bairro Aviação.
Segundo a enfermeira responsável, a maioria dos testes de quem procura a unidade têm dado resultado positivo.
“A nossa estimativa média é de 70% casos positivos dia, eles passam em atendimento médico e de acordo com sintomas e conduta médica, eles solicitam ou nosso teste rápido que é feito na unidade um tempo médio de 15 minutos para resultado, caso de sorologia mais grave a médica demanda para outros exames que são feitos posteriormente na data solicitada pela médica”, disse a enfermeira Kely Cristina Celírio.
Durante o carnaval, a unidade trabalhou em horário reduzido, mas agora ela voltará ao funcionamento normal.
“Nós tivemos nesses dias de carnaval feriado prolongado o sentinela trabalhou das 8h às 12h, e agora a partir da manhã retorna ao horário normal, que é das 7h às 16h30, somente para atendimento da dengue”, completou a enfermeira.
Fora do atendimento, a orientação é para que os pacientes procuram atendimento no pronto-socorro local.
Extraído do g1 Sul de Minas EPTV