Agricultor de Vila Valério (ES) ativou 872 painéis solares e se tornou exemplo positivo na adoção de energia solar no campo
Por Redação
O uso de energia solar no agronegócio tem um exemplo positivo na cidade de Vila Valério, no Espírito Santo. Afinal, o produtor de café Rodrigo Colombi Frota ativou quatro usinas que somam 401,1 kWp de potência instalada. Além da economia direta de R$ 552 mil/ano, a fazenda de café deve ter um aumento de produtividade entre 10% e 15% para a safra de 2024. Conforme matéria publicada no portal Além da Energia.
Fazenda de café
Antes de mais nada, esse ganho é oriundo de melhorias no processo produtivo com a maior disponibilidade de energia. Assim, ampliando a produtividade por área e aumentando as horas de irrigação diárias. Resumidamente, pois, o cafeicultor pretende aumentar a produção gastando menos energia.
Dessa forma, essa é uma das razões pela qual as usinas foram instaladas em diferentes pontos da fazenda. E, desde já, geram toda energia necessária para o funcionamento das bombas de irrigação da lavoura e secadores de café em períodos de colheita.
Estrutura
Das quatro usinas, três têm uma estimativa de geração de aproximadamente 13,5 mil Kw/mês. Ademais, foram construídas em uma área de 800 metros quadrados. Em suma, a quarta irá gerar em torno de 7,8 mil Kw/mês e foi implantada em uma área de 500 metros quadrados.
“O investimento em energia solar é muito vantajoso, pois o payback é extremamente rápido. E, após isso, calculo que teremos uma economia de até 95% na conta de energia”, disse Frota em depoimento ao Canal Solar.
De acordo com ele, a adição de produtividade deve gerar de 2 mil a 3 mil sacas de café a mais. O que significaria, portanto, um excedente de caixa de até R$ 1,5 milhão. Além da redução de custos com energia.
Usina solar no agro
Sobretudo, dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram uma alta de 63% na instalação de sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais. De antemão, em 2021, instalaram 42,9 mil sistemas de energia solar em fazendas. Frente a 70,2 mil em 2022, por fim.
Já em termos gerais, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que, de um total de 27,8 mil MW de potência instalada em energia solar no Brasil, 1,3 mil MW estão instalados em propriedades rurais. Ou seja, o que representa 14,4% desse mercado.
Em conclusão, outro dado da Absolar mostra que, em 2021, o número de instalações em propriedades rurais aumentou 83,7% em relação a 2020. Nesse sentido, são muitas as vantagens de se instalar usina solar em fazenda de café – e outras culturas.
Extraído do hub do café