Séries de reportagens vão ao ar nos jornais da emissora em toda sua região de abrangência; 120 anos do artista Cândido Portinari é um dos destaques
A EPTV, emissora de televisão do Grupo EP e afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreia nas semanas do Natal e do Ano Novo quatro séries de reportagens especiais para o fim de ano. Elas contam com cinco episódios cada e serão transmitidas nas quatro regiões de abrangência da empresa – Campinas, Ribeirão Preto, Central e sul de Minas – em seus jornais diários: EPTV 1, às 11h45, e EPTV 2, às 19h10. Serão duas séries a cada semana, uma em cada jornal. Um dos destaques é o especial em homenagem aos 120 anos do artista plástico Cândido Portinari, que nasceu em Brodowski (SP) e é um dos mais conhecidos do país.
Em 2023, a mensagem de fim de ano da EPTV defende a importância de estar próximo das pessoas, fazendo parte de suas vidas e resgatando as histórias locais. Na semana do Natal, de 19 a 23 de dezembro, a emissora exibe a série especial “Cores da Infância” no EPTV 1. As reportagens valorizam o brilho no olhar tão característico das crianças, abordando temas como sonhos, desafios e como elas lidam com as questões do dia a dia.
À noite, na mesma semana, o EPTV 2 exibe o especial “Simples Assim”, que conta histórias de pessoas que encaram os desafios de suas rotinas com simplicidade, transformando-os em aprendizado. “A ideia dessa série é, a partir da participação de idosos, crianças, mães, filósofos e profissionais de várias áreas, provocar a reflexão de como o simples pode promover um estilo de vida mais saudável, com mais qualidade de vida e bem-estar. As histórias mostram a importância de dar valor ao que realmente importa: saúde, tempo com a família e tempo de qualidade”, diz Giulia Bucheroni, produtora da EPTV.
Já na semana do ano novo, entre os dias 26 a 30 de dezembro, a primeira edição do jornal da EPTV transmite o especial “Centenários”. De acordo com dados do IBGE, 37,8 mil brasileiros chegam a ultrapassar um século de vida. Essa série aborda o segredo para chegar até a idade de três dígitos com lucidez, saúde e sabedoria.
“Portinari 120 anos: a evolução de um artista”, a série de reportagem de ano novo do EPTV 2 e destaque da programação, é uma homenagem ao artista plástico Cândido Portinari, que nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, em Brodowski, cidade na área de cobertura do Grupo EP. Sérgio Trindade, gerente de jornalismo da EPTV, conta que o especial aborda as fases das obras e da vida do artista. “Ele mostra que apesar de algumas das obras de Portinari terem quase 100 anos, seus temas continuam atuais. Nossa equipe foi a lugares que escondem materiais inéditos de um dos maiores pintores brasileiros e quem mais retratou o Brasil e os brasileiros em seus trabalhos”, destaca.
A equipe de jornalismo da EPTV foi em busca de curiosidades inéditas sobre Portinari. O especial mostra como o pintor criava cores e tons para melhor retratar a diversidade do Brasil em suas mais de cinco mil obras catalogadas. Além disso, conversa com pessoas que conheceram o pintor, serviram de modelo para retratos e artistas que se inspiram em seu trabalho para criar outras formas de arte na cidade, que é a mais pintada do país.
O conteúdo produzido especialmente para o fim de ano da EPTV valoriza o hiperlocalismo, focando nas histórias do público local, que vive nas regiões de abrangência do Grupo EP, e trazendo leveza e esperança para suas rotinas.
Especial Fim de Ano
EPTV 1
Cores da Infância: de 19 a 23 de dezembro, às 11h45 – também disponível no Globoplay
Centenários: de 26 a 30 de dezembro, às 11h45 – também disponível no Globoplay
EPTV 2
Simples Assim: de 19 a 23 de dezembro, às 19h10 – também disponível no Globoplay
Portinari 120 anos: a evolução de um artista: de 26 a 30 de dezembro, às 19h10 – também disponível no Globoplay
Redes sociais: @eptvoficial
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 43 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023).
Redes sociais: @negocios.ep
Fonte: Gabriela Tiburcio | Agência ERA® gabriela@agenciaera.com.br