Florada antecipada surpreende cafeicultores no Sul de Minas; entenda impactos na safra de 2024

16
0
COMPARTILHAR

Em algumas propriedades, ainda havia grãos no chão esperando pela varrição. Mesmo com a florada antecipada, a safra de 2024 vai depender do clima, principalmente das chuvas.

Florada chega antes do fim da varrição após colheita em cafezais do Sul de Minas

A florada chegou mais cedo nos cafezais do Sul de Minas. Apesar das belas imagens, a antecipação pegou os produtores de surpresa. Em algumas propriedades, por exemplo, ainda havia grãos no chão esperando pela varrição.

Segundo os especialistas, as chuvas das últimas semanas foram responsáveis pela florada antecipada. As flores eram esperadas para a primeira quinzena de outubro, mas já está presente em muitos cafezais da região. O fato pegou alguns produtores desprevenidos.

Florada chega antes e pega produtores de surpresa no Sul de Minas — Foto: Reprodução/EPTV

“Há cerca de 20% ainda de café que deve ser retirado do chão. Então, os produtores ainda estão empenhados em colheita, em varrição e acaba que atrasa até os tratos culturais, por exemplo, são raros os produtores que fizeram uma pulverização pré-florada visando controle de doenças da flor, visando também a qualidade da flor”, explicou André Vidoni, engenheiro agrônomo.

Na propriedade do Marco Aurélio, em Itamogi (MG), a lavoura está dividida. Há partes com flores e outras sem. Isto acontece porque a plantação ainda se recupera dos problemas climáticos dos últimos anos.

“A gente está aproveitando consultorias, seguindo orientações de agrônomos e focando em fazer o melhor possível com os custos dentro da nossa realidade, porque devido à esta quebra a gente tem que economizar, mas também não pode deixar de cuidar da lavoura”, disse o cafeicultor, Marco Aurélio Perbone Souza.

Florada chega antes e pega produtores de surpresa no Sul de Minas — Foto: Reprodução/EPTV

Esta florada antecipada também pode significar uma colheita promissora no futuro. Uma das lavouras que já está florida é a da Juliana, em Monte Santo de Minas (MG). A colheita dela terminou na semana passada. A expectativa, com esta florada, é que no ano que vem sejam colhidos 8,5 mil sacas, mas tudo vai depender do clima.

“A nossa expectativa para a próxima safra era de uma safra boa, então a gente estava esperando uma florada boa. Eu acho que ela abriu um pouquinho antes do que a gente gostaria porque as chuvas ainda não estão no volume suficiente. Não quer dizer que a gente vai ter bons frutos ainda porque, no que depende da gente produtor, tudo vai ser feito a tempo e a hora, mas a gente depende do clima. Então a chuva tem que vir de maneira uniforme, mansa, a gente não pode correr o risco de vir uma chuva de pedra, de ter um frio fora de horário. A gente espera que o clima contribua”, afirmou Juliana Paulino da Costa Mello, cafeicultora.

Florada chega antes e pega produtores de surpresa no Sul de Minas — Foto: Reprodução/EPTV

Ainda de acordo com os especialistas, as lavouras que produziram menos neste ano, devem ter uma florava mais carregada. Diferente daquelas que produziram mais. Esta é a primeira de outras duas ou três floradas que precisam de chuva para que venham uniformes.

“Se a gente continuar com estas chuvas com estes índices pluviométricos de acordo com o que a gente tá vendo, é uma florada que vai ter um bom pegamento. Porém, se tiver de agora em diante 30 dias de estiagem a gente pode ter uma florada que talvez vai abortar muitas flores”, afirmou André.

Extraído do g1 Sul de Minas EPTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório