Serviços da Copasa e Cemig bateram recorde de público nos Fóruns Regionais

85
0
COMPARTILHAR

Empresas participaram ativamente dos 15 encontros de 2017, com atividades educativas e atendimento aos gestores municipais e a população dos territórios

 

Os serviços prestados à população e aos gestores municipais pelas Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) bateram recorde de público durante o circuito dos Fóruns Regionais de Governo em 2017. As ações da Copasa atraíram cerca de 10,6 mil pessoas e para incentivar o consumo consciente de energia, a Cemig distribuiu 56 mil lâmpadas eficientes.

O estande da Copasa foi um dos mais movimentados. Os serviços prestados pela empresa, as atividades interativas de educação ambiental e as informações sobre as políticas públicas da companhia chamaram a atenção de estudantes, empreendedores, lideranças do agronegócio, agricultores familiares, movimentos sociais, vereadores e prefeitos.

Em todos os encontros, a Copasa teve um ponto de atendimento para acesso à agência virtual, com apresentação e utilização de serviços, como 2ª via de contas, cadastramento para recebimento de contas por e-mail, obtenção de certidão negativa, acesso ao histórico de consumo de imóvel, atualização cadastral e outros.
As ações de educação ambiental foram a grande atração. O “Show Chuá’, por exemplo, brincadeira e jogos que ensinam a utilizar a água de forma consciente, contou com um público de mais de 4 mil pessoas, a maioria alunos e professores das escolas públicas.

 

Outro destaque foi o posto de “realidade aumentada”, que permitiu, por meio de tablets, fazer um tour virtual pelos sistemas de tratamento de água e esgotamento sanitário. Também foi montada uma mini-estação de tratamento de água e realizadas palestras sobre o uso consciente dos recursos naturais.
Segundo a presidente da Copasa, Sinara Meireles, a participação da companhia nos Fóruns permite a aproximação com o público, a integração da empresa com o poder público dos municípios e com outros órgãos do Estado.

“A Copasa, seguindo as diretrizes do Governo de Minas Gerais de ouvir e dialogar com a sociedade participou de todos os encontros dos Fóruns Regionais. Além das atividades voltadas à educação ambiental e uso consciente dos recursos naturais, utilizamos aquele espaço para apresentação de programas e de aplicativos que permitem interagir com a empresa para diversos serviços, via internet, trazendo modernidade e mais facilidade para o cliente acessar os canais da empresa”, observa Meireles.

Pro-Mananciais
A Copasa apresentou para a comunidade a importância do programa Pró Mananciais e as crianças e os adolescentes interagiram em uma série de jogos e brincadeiras sobre o tema.
O programa Pró-Mananciais, implantado em dezembro de 2016, tem como diretriz a promoção do desenvolvimento sustentável, visando proteger e recuperar as microbacias hidrográficas. Por meio de ações e parcerias, a Copasa desenvolve atividades diretas para a recuperação de matas, terrenos, preservação de nascentes, além de realizar ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental.

Segundo a Copasa, o Pró Mananciais já é desenvolvido em 72 cidades mineiras e será ampliado para outras 77 em 2018. Em 2017, foram investidos R$ 3 milhões no programa e, ainda, estão sendo contratados serviços da ordem de R$ 2,3 milhões.

Eficiência energética
O público presente nas ações da Cemig, nos 15 encontros dos Fóruns Regionais de 2017, foi em torno de 40 mil pessoas. O estande da empresa funcionou como uma agência de atendimento ao consumidor, disponibilizando serviços, como emissão de 2ª via de conta, negociação de débitos, solicitações de ligações, desligamentos e informações sobre o aplicativo de atendimento ao cliente para celular.

As atividades educativas para incentivar o consumo consciente de energia elétrica envolveram 28 mil pessoas. Foram distribuídas 56 mil lâmpadas eficientes para quem apresentou a última conta de luz paga, limitada a duas unidades por cliente.

 

Técnicos da Cemig também fizeram palestra sobre dicas de economia de energia. A companhia expos maquetes do sistema elétrico, que simularam o consumo de energia, a segurança com a rede elétrica e mostraram o caminho da energia desde a geração até chegar às residências, ao comércio e à indústria.
“Além de transmitir dicas importantes de segurança, as ações da Cemig têm o objetivo de disseminar a cultura do uso consciente e sustentável da energia junto à sociedade, ajudando a reduzir a fatura de energia do consumidor e o impacto no meio ambiente”, afirma a técnica da Cemig, Aliene Gomes Ribeiro.

Atendimento aos gestores municipais
Durante o circuito dos Fóruns Regionais, os diretores, superintendentes e gerentes da Cemig ouviram dos prefeitos e gestores municipais as demandas dos moradores de suas cidades. A maioria das solicitações esteve relacionada ao atendimento da Cemig por meio dos programas de Eletrificação Rural, Campos de Luz 2, Eficiência Energética, Água para Todos, reforma e expansão de redes.

As solicitações, de acordo com a Cemig, foram registradas, encaminhadas às áreas responsáveis para providências ou esclarecimentos e, em seguida, respondidas diretamente ao gestor ou prefeito.

Segundo o presidente da Cemig, Bernardo Salomão, os encontros dos Fóruns foram uma oportunidade para detalhar os serviços oferecidos pela companhia e prestar contas das ações da Cemig à população.

“Apresentamos os resultados dos expressivos investimentos que têm sido realizados em todos os territórios, como obras de ampliação e reforma, visando aumentar a confiabilidade do sistema elétrico e assegurar um atendimento de qualidade ao mercado”, afirma Salomão.

Serviço:
Copasa Para acessar serviços da Copasa clique em Agência Virtual
Atendimento ao consumidor disque 115 Cemig Para informações e acesso aos seriços virtuais clique na página da Cemig Para atendimento ao consumidor disque 116 Deficientes auditivos 0800 723 8007

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório