Agenda com ciclo de palestras nos núcleos de atendimento da cooperativa iniciou em abril e conclui neste mês de maio, quando chega a safra cafeeira
Entre os meses de abril e maio deste ano, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé realiza os “Dias do Conhecimento”. A agenda do evento conta com um ciclo de palestras sobre temas ligados à safra do café, que se aproxima e é um importante momento para o produtor. Além disso, o encontro oferece condições especiais aos cooperados para a aquisição de fertilizantes, defensivos e maquinários. O calendário já passou por diversas cidades onde a Cooxupé atua e segue até o dia 30 de maio.
O superintendente de Desenvolvimento Cooperado da cooperativa, José Eduardo Santos Júnior, detalha os motivos que levam a Cooxupé a realizar o evento, enaltecendo a oportunidade de reunião com os cooperados e a troca de conhecimento e de ideias. “Os outros motivadores são as oportunidades de negócios e as palestras”, pondera.
Para o vice-presidente da cooperativa, Osvaldo Bachião Filho, ver os cooperados participando dos “Dias do Conhecimento” traz grande alegria à gestão da Cooxupé. “É muito importante que as famílias cooperadas estejam presentes, principalmente quando vamos gerar conhecimento e informação que ajudarão todas elas a tomar decisões na colheita e nos investimentos”, ressalta.
Já o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, afirma que os encontros são grandiosos e dependem da dedicação dos colaboradores e da participação dos cooperados para serem um sucesso. “A Cooxupé é uma extensão das nossas propriedades e quando vejo as famílias presentes aqui, em busca de conhecimento, unidas em prol do nosso negócio, fico muito feliz”, comemora.
Palestras
Em cada encontro dos “Dias do Conhecimento”, o gerente da filial faz uma apresentação aos cooperados, abordando sobre a campanha de insumos, as Sobras e Demonstrativos das Sobras, o recebimento de café e o seguro para a proteção do cafezal.
Depois, são ministradas três palestras, uma delas sobre o Protocolo Gerações, o programa de sustentabilidade da Cooxupé. Outra apresentação é sobre Finanças, para divulgar os projetos elaborados pela cooperativa com as instituições financeiras parceiras. Na oportunidade, o produtor consegue acessar taxas subsidiadas, como o Crédito Rural. A Cooxupé oferta essa prestação de serviço, sendo uma ponte entre bancos e associados.
Por último, é realizada uma palestra sobre pós-colheita do café, quando é detalhada a importância das boas práticas para a produção de grãos de alta qualidade. Este processo começa antes da colheita e vai até a secagem e beneficiamento do café, incluindo o ponto certo de iniciar o colhimento e, também, o processamento do café, bem como a necessidade da regulagem dos equipamentos pelos quais o café colhido passa.
Fonte: samia@phideias.com.br