O Brasil foi representado por 29 empresários da cadeia produtiva do café na Specialty Coffee Expo 2023. É a principal feira do setor na América do Norte e realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), em Portland, Estados Unidos, de 21 a 23 de abril. Em primeiro lugar, os brasileiros realizaram US$ 19,8 milhões em negócios […]
Por Redação
O Brasil foi representado por 29 empresários da cadeia produtiva do café na Specialty Coffee Expo 2023. É a principal feira do setor na América do Norte e realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), em Portland, Estados Unidos, de 21 a 23 de abril.
Em primeiro lugar, os brasileiros realizaram US$ 19,8 milhões em negócios no evento. A perspectiva deles é a concretização de mais US$ 100,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
Acima de tudo, a ação faz parte do projeto “Brazil. The Coffee Nation”. Que é desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Specialty Coffee Expo 2023
Na feira, o Brasil teve um estande com bancadas de integrantes do projeto e um brew bar, que ofereceu cafés espresso e filtrado, de diversas origens produtoras do país, ao público presente.
Além disso, foram realizadas no espaço oito sessões de cupping, que contribuíram para evidenciar a qualidade e a diversidade dos grãos cultivados no Brasil.
De acordo com a BSCA, os empresários nacionais realizaram 723 contatos comerciais na Specialty Coffee Expo 2023. Desses encontros, 417 foram com novos parceiros, que proporcionaram a concretização dos negócios presenciais e a estimativa de vendas futuras, que podem render os US$ 120 milhões estimados.
Oportunidades
Primordialmente, a presença brasileira em um evento no maior consumidor global de café é o preenchimento de um espaço que o Brasil deve manter e ampliar devido às oportunidades oferecidas. É o que afirmou o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.
Principalmente porque os Estados Unidos são os principais compradores dos cafés brasileiros, tendo importado, em 2022, cerca de oito milhões de sacas do produto.
Laços
“Do total comprado pelos norte-americanos no ano passado, 20%, ou 1,6 milhão de sacas, correspondem a cafés especiais. O que evidencia a qualidade, diversidade e sustentabilidade do produto do Brasil, que é o principal fornecedor aos Estados Unidos. É fundamental estreitarmos laços com os maiores consumidores do mundo. E é muito gratificante ver que o trabalho vem trilhando o caminho correto, pois temos mantido e ampliado nossa participação nesse mercado”, comenta Estrela.
Extraído do hub do café