Em uma cerimônia de grande interesse e importância para a população monte-santense e principalmente às famílias com filhos excepcionais (portadores de necessidades excepcionais), foi inaugurada a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Monte Santo de Minas, que tem como presidente Antônio Luiz Dias Giacomelli e como Coordenadora Sulamita Meninel. A APAE de Monte Santo de Minas conta com o apoio e participação da Loja Maçônica Areópago 20 de Agosto. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), visa educar, realizar atendimentos na área da saúde e lutar por seus direitos na perspectiva de inclusão social.
A reforma, ampliação e adaptações dessa obra no antigo prédio da escola do Coeté foi executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que é conduzida pelo vice-prefeito Lucimar Ferreira de Moraes (Bala Moraes). A obra de reforma foi realizada em todos os cômodos internos com nova pintura, instalação de vidros em todas as janelas, rede elétrica nova, aparelhos hidrossanitários, instalação de forro de PVC e ampliação da entrada com a nova cobertura de acesso.
Na abertura da inauguração, o mestre do cerimonial Neto Monteiro abriu a cerimônia convidando a todos para cantar os hinos do Brasil e de Monte Santo de Minas. Em seguida foi passada a palavra ao maçom Antônio Luiz Dias Giacomelli, presidente da APAE de Monte Santo, que com certa emoção demonstrou todo seu contentamento com a abertura da sede da APAE, cujo prédio foi um cedido pela Prefeitura Municipal na atual gestão do prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé).
Antônio Luiz Dias Giacomelli adiantou em seu pronunciamento, que depois que a sede estiver toda equipada a APAE iniciará atendimento, por volta, de 30 pessoas com deficiências diversas. “Isso se dará dentro de 3 a 4 meses, prazo que esperamos equipar todas as dependências da nossa sede”, disse Antônio Luiz.
O presidente passou a palavra para a senhora Sulamita Meninel, que será a coordenadora da APAE monte-santense, também muito emocionada discorreu sobre a grande importância dos atendimentos dispensados aos portadores de necessidades especiais, que estarão sob os cuidados da APAE.
Por sua vez, o prefeito Carlos Eduardo Donnabella ao discursar disse: “Parabenizo toda diretoria pelo esforço em tornar realidade a APAE em Monte Santo de Minas e destaco que: Onde estiver alguém com força de vontade em ajudar o progresso de Monte Santo de Minas, eu e minha equipe de governo estaremos juntos.” Salientou, ainda, que “a inauguração da sede da APAE no Coeté valorizará o bairro, onde a Prefeitura possui um grande terreno que poderá ser utilizado para construção de casa populares”.
Em seguida o mestre de cerimônia convidou as autoridades para o descerramento da placa comemorativa, encerrando o evento com todos os presentes sendo convidados a adentrar para conhecer todas as dependências da sede da APAE de Monte Santo de Minas.
A inauguração da Sede da APAE-Monte Santo de Minas é mais um importante marco na busca de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.
Além da direção da APAE de Monte Santo de Minas, do prefeito Carlos Eduardo Donnabella, do vice-prefeito Lucimar Ferreira de Moraes, da 1ª Dama Dona Cidinha, dos vereadores Paulo de Castro (Thieskin), presidente do legislativo monte-santense, Flavin Mathilha, Hugo Zotti Rocha, Francisco Arantes Júnior (Babalú), as vereadoras Juliana Aparecida Garcia e Luciana Dias, de secretários e secretárias municipais, o evento também com as presenças de dirigentes de entidades assistenciais, de maçons da Loja Maçônica Caridade Montessantense, de representantes da ACIMS, de empresários de vários segmentos do comércio e indústria de Monte Santo de Minas e do público em geral, que prestigiaram este importante acontecimento.