Primeiramente, a Secretaria Municipal de Assistência Social parabeniza todas as mulheres de Monte Santo de Minas e do Distrito de Milagre.
A comemoração do Dia Internacional das Mulheres foi oficializada em 1970 pela Organização das Nações Unidas, a fim de simbolizar a luta das mulheres para garantir os mesmos direitos que os homens.
Por esse motivo, é importante falarmos sobre a Violência Doméstica. Estudos apontam que a cada minuto, 25 mulheres sofrem violência doméstica. No entanto, com a pandemia ocorreu o aumento de 4% de violências domesticas no Brasil.
O artigo 7º da Lei n.º 11.340/2006 estabelece 5 (cinco) formas de violência:
Violência Física: Qualquer ato que venha ferir a integridade física da mulher como: bater, chutar, empurrar, atirar objetos contra a mulher, sacudir, apertar, queimar e outros.
Violência Psicológica: Ações que causam danos emocionais, prejuízo na autoestima e controle no comportamento, crença e decisões, a partir de ameaças, humilhação, manipulação, chantagem, insulto, constrangimento, entre outros.
Violência Sexual: Forçar a mulher a fazer ou presenciar atos sexuais indesejados por meio, ameaças, ou constrangimento físico e moral.
Violência Patrimonial: Reter o dinheiro conquistado pela mulher ou destruir qualquer patrimônio, bem pessoal, instrumento de trabalho e documentos pessoais
Violência Moral: Ações que desonrem a mulher diante da sociedade, calunia, difamação ou injúria.
Quebrando esse ciclo.
As mulheres que sofrem violência doméstica apresentam dificuldades em procurar ajuda, seja por vergonha, medo, dependência emocional ou financeira. Porém, poucas mulheres têm conhecimento dos serviços ofertados no município para auxiliá-las na superação desta violação.
Violência contra a mulher NÃO tem desculpa!
Se você está sofrendo algum tipo de violência doméstica ou conhece alguém que sofre, DENUNCIE!
A Lei Municipal n.º 2.368/2021 institui o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, visando o combate e a prevenção à violência contra a mulher em Monte Santo de Minas e Milagre.
Onde procurar ajuda ou denunciar?
CREAS — Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Endereço: Avenida Dr. Aristides Cunha, n.º 315 — Centro, Monte Santo de Minas. Contato: (35) 35912428.
Central de Atendimento à Mulher — Disque 180
Polícia Militar — 190
Polícia Civil — 3591-2919
“Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser”.
Renato Russo