Monte Santo:– Segundo informações para a nossa “Folha”, o presídio de Itamogi foi desativado nesta quarta-feira, 17, e todos os presos, num total de 41, foram transferidos para o presídio de Monte Santo de Minas. A informação foi através da TV Face, pelo repórter Ângelo Português, que entrevistou o diretor Silvano, do presídio de Itamogi, que disse que a decisão foi da SEAP – Secretaria de Estado de Administração Prisional -. As mulheres que estavam presas em Itamogi foram transferidas para o presídio de Passos. Os detentos do semiaberto, também foram transferidos para Monte Santo. Informações não oficiais dão conta de que o presídio de Monte Santo, com esta transferência, estaria com uma população bem acima de sua capacidade, que é de 150 presos.
Segundo o diretor Silvano,” trata-se de um estudo da SEAP e uma readequação de vagas e de readequação do quadro funcional, estamos com o quadro funcional muito baixo e não havia nenhum concurso público em andamento e os funcionários contratados não tiveram renovação de seus contratos, por este motivo a unidade foi desativada”.
Presídio superlotado
Com mais esta transferência e outras que ocorreram no ano passado, há rumores de que o presídio de Monte Santo de Minas estaria com excesso de lotação. Fake News, ou seja, notícias falsas que alguém fez circular pelas redes sociais apontando um número irreal sobre a quantidade de presos no presídio de Monte Santo deixaram a população monte-santense temerosa.
Espera-se que as autoridades monte-santenses (Executivo, Legislativo e Judiciário) venham a público, no sentido de informar a população sobre a real situação do presídio de Monte Santo de Minas.
Diretor tranquiliza
A nossa “Folha” na manhã dessa quinta-feira, 18, conversou com Fabio Vinicius Luz, diretor geral do presídio de Monte Santo, que esclareceu algumas situações como, por exemplo, a superlotação do presídio. Ele disse que para receber os presos de Itamogi fez um acordo com seus superiores e conseguiu transferir os detentos de Alpinópolis que estavam no presídio de Monte Santo. As mulheres que estavam presas foram transferidas para o presídio de Passos e, de acordo com o diretor Fabio, na cela que era ocupada por quatro presas agora passará a ser ocupada por mais de dez detentos.
Segundo o diretor, ao todo foram transferidos mais de 50 presos que vieram de Alpinópolis e com a quantidade de presos que chegou de Itamogi, o presídio de Monte Santo conta com 150 presos e mais 18 do semiaberto.
Em nossa próxima edição, conforme solicitou o diretor Fabio, a nossa “Folha” trará matéria completa sobre a situação do presidio de Monte Santo.