Colorir os muros com grafites é a proposta de um novo projeto de lei, que institui o projeto “Cidade Alegre”. O objetivo é utilizar a arte de rua para inspirar, alegrar e incentivar a interação, dando nova vida a espaços cinzas e mal conservados, em espaços públicos e privados. A proposta, que entrou em pauta nesta semana, está em análise na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.
Segundo a matéria, a realização das pinturas e artes será autorizada pela Administração Pública Municipal, mediante solicitação do interessado. Nos muros e fachadas de espaços privados, os proprietários dos imóveis deverão aderir ao projeto.
Será dada preferência a locais com maior circulação de pessoas. Além disso, serão vedadas imagens com cunho publicitário, pornográfico, racista ou outra forma preconceituosa, apologia e incitação ao crime, ideologia política e ofensa religiosa, étnica ou cultural.
A autora da proposta é a vereadora Maria Aparecida Cerize (PSDB), foto, que disse ter se inspirado na cidade de São Paulo, onde os muros grafitados chamam atenção e atraem turistas. “Acredito que esse é um momento oportuno para apresentação desse projeto, pois a cidade está passando por revitalização”.
Conforme Cidinha apresentou em Plenário, a técnica do grafite se disseminou a partir de 1968, com a gravação de mensagens políticas e artísticas. Essa modalidade artística usa o espaço urbano para, através de tintas spray, criar paisagens, gravuras e painéis coloridos e contemporâneos.
A vereadora destacou que o projeto autoriza o Município a realizar parceria com artistas para grafitar os muros. “Temos uma ideia para o mês de março, espero que dê certo, que é de grafitar a Lagoinha. Também temos o San Genaro, alguns muros perto de escolas que temos autorização para fazer esse trabalho e o São Judas, que são locais de grande circulação”.
Por meio de fotos, a autora do projeto mostrou que os grafites possuem estilos variados e que as artes permitem a interação com os visitantes, que podem tirar fotos e postar na internet, valorizando e mostrando a cidade. Ela também destacou a importância de valorizar e remunerar os grafiteiros pelo seu trabalho.
Fonte: Comunicação CM SSP comunicacaocamarassparaiso@gmail.com