Meio Ambiente quer ampliar mutirões de castração e vacinação

37
0
COMPARTILHAR

Comissão ouve autoridades e ONGs visando criar padrões de qualidade e segurança para esses procedimentos.

Animais de famílias carentes são os principais alvos dos mutirões Arquivo ALMG – Foto: Flávia Bernardo

Com o objetivo de debater os protocolos para a realização de mutirões de castração e vacinação de animais domésticos no Estado, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência nesta quarta-feira (23/11/22). Solicitada pelo deputado Noraldino Júnior (PSC), presidente dessa comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a reunião acontece às 14 horas, no Auditório José Alencar.

De acordo com o gabinete do parlamentar, com a audiência, busca-se obter um padrão de excelência e de segurança para estimular a realização de mais mutirões de vacinação e castração de cães e gatos. Esses procedimentos são importantes principalmente para os animais da população carente, que na maioria das vezes, não tem acesso aos serviços médico-veterinários.

Mutirões reduzem maus-tratos e abandono

Ainda segundo o gabinete de Noraldino Júnior, Minas conta atualmente com programas gratuitos de castração e vacinação de animais domésticos, que foram fruto, em parte, da articulação política promovida pelo deputado.

Eles são essenciais para reduzir o número de gatos e cachorros em situação de rua, bem como os maus-tratos e o abandono sofridos pelos bichos e ainda, contribuir para a preservação da saúde deles.

Minas Gerais conta, desde 2016, com o programa Castramóvel (custeado por emendas parlamentares de Noraldino Júnior), que já castrou quase 160 mil animais e vacinou 104 mil, entre cães e gatos. Além disso, há também o programa que imuniza cães contra doenças graves como a cinomose e a parvovirose, tendo vacinado mais de 90 mil animais.

Convidados 

Para a reunião desta quarta-feira (23), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Ministério Público, de entidades que representam médicos veterinários, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório