Programa do Sebrae Minas está presente em 363 municípios, orientando 1,3 mil propriedades e mais de sete mil produtores de leite e café
Neste ano, o Sebrae Minas comemora os 25 anos do programa Educampo, que dissemina a inteligência essencial no desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio. Presente em 363 municípios do estado, a iniciativa contribuiu para que mais de 7 mil produtores de leite e café pudessem fazer parte de uma rede de compartilhamento de informações, com acesso à tecnologia para favorecer o aumento da produção, a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais.
Para celebrar o marco, o Sebrae Minas preparou uma ação especial dentro das atividades da Semana Internacional do Café (SIC), que ocorre de 16 a 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Palestras e reflexões sobre o legado e o futuro do Educampo estão programadas para o dia 17 de novembro, das 14h às 18h, no Grande Auditório Robério Silva. Os destaques são as presenças da futurista e especialista em comportamento do consumidor Daniela Klaiman e do cantor, compositor e empresário Leo Chaves.
Segundo a analista do Sebrae Minas Fernanda Albuquerque, o objetivo do evento é mostrar as transformações na vida dos produtores atendidos pelo Educampo, e apresentar as tendências para os próximos anos. “Será uma oportunidade para reconhecer as contribuições da iniciativa, com uma perspectiva de futuro. Temos de promover essa evolução contínua da construção da rede de produtores e demais profissionais da área, permitindo gerar ainda mais inteligência de dados, e elevar a rentabilidade e a satisfação dos produtores, além de trabalhar a sustentabilidade”, ressalta.
Credibilidade
O Educampo surgiu a partir dos resultados do Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Minas Gerais, elaborado em 1997 pelo Sebrae Minas e que apontou a carência de assistência técnica e gerencial ao produtor rural. A primeira empresa atendida pelo programa foi a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), no Alto Paranaíba.
No dia a dia, os especialistas treinados pela metodologia Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais, com ferramentas gerenciais exclusivas à disposição. Além da coordenação do Sebrae Minas, o trabalho envolve a participação de associações, cooperativas ou empresas privadas, que contribuem de forma positiva para a produção no campo.
Ao longo do tempo, o Educampo passou por mudanças, tornando-se um programa mais abrangente e com ferramentas cada vez mais inteligentes à disposição das propriedades de leite e café. Os canais de comunicação – site, Instagram e Whatsapp – facilitaram o contato entre produtores, consultores do Sebrae Minas e parceiros. Além disso, os participantes acessam cursos, palestras, oficinas e seminários de capacitação a fim de melhorar a produtividade.
Segundo Fernanda Albuquerque, o crescimento do programa ao longo de mais de duas décadas traz orgulho e satisfação para quem vive a rotina do agronegócio. “O Educampo vai muito além de uma consultoria. É você ver um pequeno produtor de leite ou café, mesmo com todos os seus desafios, equilibrar sua produção e investimentos, conquistando melhor qualidade de vida. O programa prevê organização e conexão da cadeia, aprimorando os resultados e melhorando a renda das famílias envolvidas. Muitos filhos já tiveram formação, e vidas foram transformadas por meio desse trabalho”, conta.
Para o futuro, a analista tem expectativa de que o programa seja cada vez mais digital e acessível. “O desafio é continuarmos com credibilidade por meio de dados relevantes, isentos e idôneos. Queremos que o produtor consiga tomar decisões rápidas e assertivas, esteja mais conectado e presente, além de gerar mais pertencimento aos stakeholders”, afirma Fernanda Albuquerque.
Educampo em dados
363 municípios mineiros atendidos
1320 propriedades beneficiadas
92 consultores
36 empresas parceiras
1,3 milhão de litros de leite por dia
65 mil vacas
40 mil hectares de café atendidos
Serviço
Educampo 25 anos
Data: 17/11
Horário: 14h às 18h – durante a Semana Internacional do Café (SIC)
Local: Auditório Robério Silva – Expominas (Bairro Gameleira)
Fonte: Ana Gabriella anagabriella@prefacio.com.br