Revisão do PPAG já tem consulta pública on-line disponível

17
0
COMPARTILHAR

Basta se cadastrar no Portal da ALMG para enviar sugestões. Plano Plurianual de Ação Governamental já tramita na ALMG.

Antes de participar dos grupos de trabalho presenciais de revisão do PPAG, o cidadão já pode mandar sua contribuição on-line – Arquivo ALMG – Foto: Luiz Santana

Já está em andamento a consulta pública temática on-line para recolher sugestões visando ao aprimoramento do Projeto de Lei (PL) 4.008/22, que traz a revisão para 2023 do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023. Para participar, basta se cadastrar (caso o cidadão ainda não tenha feito isso) no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo qual é possível enviar e conferir todas as contribuições recebidas nos 22 temas disponíveis.

As sugestões recebidas e analisadas pela equipe técnica da ALMG poderão se transformar em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos a serem enviados pelo Parlamento mineiro com pedidos de informações ou de providências a outros órgãos e entidades. A consulta pública ficará disponível até o dia 2 de novembro.

Discussão em duas frentes

A consulta pública é uma das duas frentes da discussão participativa do PPAG 2020-2023 – Revisão para 2023. A outra acontecerá por meio do envolvimento nos grupos de trabalho presenciais, também por temas, de 3 a 9 de novembro próximos, e cuja participação também está com inscrições on-line abertas. Elas prosseguem até as 15 horas do dia útil anterior à data programada para realização de cada um deles.

É possível ainda fazer a inscrição presencialmente (no dia e local do grupo de trabalho), mas o participante fica sujeito a disponibilidade de vaga. Caso o cidadão tenha alguma dúvida ou dificuldade para efetivar sua inscrição nos grupos de trabalho, por exemplo, pode ligar diretamente para o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo telefone (31) 2108-7800.

A discussão participativa do PPAG acontece desde 2003 e a novidade nesta edição de revisão do PPAG é justamente a volta do formato presencial dos grupos de trabalho após dois anos sendo realizada de forma totalmente virtual em razão da pandemia de Covid-19.

Nesta edição, os grupos de trabalho presenciais se reunirão sempre na Escola do Legislativo da ALMG (Av. Olegário Maciel, 2.161, Santo Agostinho), com um roteiro de atividades que vai das 8 às 17h30. As sugestões reunidas por cada um dos grupos de trabalho serão recebidas pelos deputados na audiência pública que encerra a programação de revisão do PPAG. 

Esse debate será promovido conjuntamente pelas comissões de Participação Popular e a de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). Ele acontecerá no dia 11 de novembro próximo, a partir das 14h30, no Auditório José Alencar, na sede do Parlamento mineiro (R. Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho).

Sistema de planejamento e orçamento

O PPAG é uma das leis que integram o conjunto de legislações do sistema de planejamento e orçamento, previstas pela Constituição Federal e pela Constituição Estadual, que compõem assim o Orçamento Público. Além dele, integram esse conjunto o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, claro, a própria LOA.

É por meio dessas leis, elaboradas pelo Executivo e encaminhadas periodicamente à ALMG para análise e aprovação, que o governo define como pretende gastar o dinheiro arrecadado por meio de tributos pagos pela sociedade e de outras fontes de receita.

Por conter informações que deixam claro em que, como, onde, quando e com qual objetivo o Estado pretende investir os recursos públicos, é fundamental que a população conheça e aprimore esse planejamento do Estado.

No caso do PPAG, trata-se do planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos, sendo revisto anualmente justamente para adequá-lo ao Orçamento do próximo ano. Esse trabalho passa sempre por duas comissões temáticas permanentes do Parlamento mineiro, a de Participação Popular e a FFO, e acontece tradicionalmente entre outubro e novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório