A proposição do vereador João Crente visa maior interesse das crianças para o conhecimento de novas historias
Monte Santo:- “A arte de brincar possui um papel fundamental no desenvolvimento de toda criança. Atividades lúdicas, jogos pedagógicos e brincadeiras auxiliam no aprendizado de novas habilidades, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo e social. Por meio das atividades, os estudantes “conseguem relacionar-se com os outros, adquirem as regras de convivência em grupo, conseguem lidar com suas emoções, desenvolvem a imaginação, a criatividade e aprendem a resolver com mais facilidade os seus conflitos”, diz Adriana Matrone, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco” Extraído do Direcional Escolas.
Foi com esta visão que o vereador João Crente com sua proposição pretende incentivar o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé), para que instale o projeto “brinquedoteca a Arte de Brincar em cada unidade escolar do município.
Para justificar o seu requerimento, João Crente destaca que “as brinquedotecas são compostas de exemplares de livros de literatura infantil, livros em braile e brinquedos educativos que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos, através de brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando suas curiosidades, promovendo a evolução de sua autoconfiança, linguagem, pensamentos e concentração”
João Crente finaliza a defesa de sua indicação salientando que “as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentiva à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto “Brinquedoteca a Arte de Brincar” já é uma realidade em algumas cidades da região, por isto gostaria que o Secretário Municipal de Educação aderisse ao projeto em prol de nossas crianças”.
O requerimento do vereador João Crente foi aprovado na sessão ordinária do legislativo monte-santense, que foi realizada nesta segunda-feira, 3 de outubro. Em seu pedido, o vereador envolve também a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.