Empresas vão receber orientações personalizadas para melhorias e adequações no modelo de negócios e outros processos
Dez startups mineiras foram selecionadas por uma banca de investidores para a penúltima etapa do programa Capital Empreendedor: a de mentorias individuais e coletivas. Nessa fase, que segue até o final de setembro, os empresários receberão orientações para melhorias e adequações no modelo de negócios, comportamento, governança, produtos, vendas, negociação, aspectos jurídicos, entre outros temas.
As startups selecionadas são a Destock, SporTI, Kaputto, Digital Grid, Data Büsiness Marketing e Brickup, de Belo Horizonte; Fluxo, de Governador Valadares; Terreno Certo Tecnologias, Negócios e Participações, de Nova Lima; Abakus, de Divinópolis e Da Roça pra Porta, de Sete Lagoas. “Elas foram indicadas, tanto pela banca de investidores quanto pelos mentores que trabalharam na primeira etapa do programa, por estarem mais prepararas para receber investimento”, destaca Igor Martins, analista do Sebrae Minas.
Heloisa Helena, CEO de gestão e expansão comercial da startup Da Roça pra Porta, que conecta produtores rurais com o mercado, está otimista com a próxima fase do Capital Empreendedor. “Tem sido uma ótima oportunidade de capacitação e estamos com a expectativa de conseguir acelerar nosso negócio. Queremos atrair um investidor, principalmente na categoria de smart money, que se conecte com o nosso propósito de crescer junto com os produtores rurais que atendemos”, afirma.
A startup do agronegócio oferece apoio à agricultura familiar, por meio de um sistema de gestão de tecnologia que possibilita aos pequenos produtores produzir com qualidade e menor custo. “Capacitamos, orientamos e conduzimos os trabalhos dessas famílias desde o plantio à venda”, conta Heloisa Helena.
Ela explica que a startup, que está há dois anos no mercado, faz o planejamento da horta de cada família, para que consigam vender toda a produção, sem desperdício. Hoje, quatro famílias de Sete Lagoas e região são atendidas pelo projeto. As vendas por assinatura, diretamente para o consumidor final, modelo chamado de B2C, garante a renda desses agricultores. “Tiramos os atravessadores e entregamos a produção diretamente para a comunidade, com um valor justo. Esse é o nosso negócio: pessoas contribuindo com pessoas”, destaca Heloisa Helena.
Cintia de Freitas, CEO da Datta Büsiness Marketing, também está animada com os resultados do Capital Empreendedor “Ficamos muito felizes com a seleção para a próxima fase. O programa tem superado nossa expectativa, principalmente pela profundidade com que os temas são abordados”, afirma.
A executiva conta que as orientações e feedbacks dos especialistas que acompanharam a startup na primeira fase do programa foram fundamentais para a decisão de avançarem com alguns projetos. “Estamos acelerando alguns processos, como a ampliação da nossa equipe comercial e de desenvolvimento de tecnologias”, adianta. A startup, que oferece soluções de marketing para empresas, tem clientes no Brasil, Angola e México.
Mais perto dos investidores
O Capital Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae, com o objetivo de orientar e capacitar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores de risco. O programa é dividido em diversas etapas, permitindo aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, se aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital.
As 60 startups mais bem classificadas do Brasil na fase de mentorias vão participar da última etapa, em que acontece o Circuito de Investimentos, realizado em São Paulo. Nesta etapa, as empresas se apresentarão para investidores de todo o país em vários estágios: Investidores anjo, Aceleradoras, Plataformas de Crowdfunding de Investimentos e Fundos de Investimento.
Fonte: Ana Gabriella <anagabriella@prefacio.com.br
Foto: Linkedin/Reprodução