Comissão debaterá, ainda, o fortalecimento da aprendizagem como instrumento eficiente para erradicação do problema.
Para marcar o dia nacional e internacional de enfrentamento ao trabalho infantil, celebrado em 12 de junho, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social recebe gestores, autoridades, educadores e especialistas para debater estratégias de combate ao aumento significativo do trabalho infantil, causado pelas crises sanitária e econômica e pela evasão escolar.
A reunião será realizada nesta quinta-feira (9/6/22), às 14h30, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por solicitação do deputado Doutor Jean Freire (PT) e das deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Laura Serrano (Novo). Os três coordenam a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da ALMG.
A audiência atende pedido do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa-MG), que propõe também o debate sobre o fortalecimento da aprendizagem como instrumento eficiente para erradicação do trabalho infantil, incluindo-se a análise da compatibilidade entre aprendizagem e o Novo Ensino Médio.
Outros objetivos do encontro são monitorar a execução do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, elaborado em 2018, e propor uma política de incentivo ao retorno escolar após o período pandêmico.