Presidente do TJMG participa da solenidade de posse da nova defensora pública-geral Raquel da Costa Dias é a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da DPMG

45
0
COMPARTILHAR
O presidente Gilson Soares Lemes (segundo à direita) acompanha discurso de posse da nova defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias (Crédito: Cecília Pederzoli)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou, nesta segunda-feira (23/5), da posse da nova defensora pública-geral de Minas Gerais, a advogada Raquel da Costa Dias, eleita para o biênio 2022-2024. A solenidade de posse foi conduzida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
 

Raquel da Costa Dias sucede Gério Patrocínio Soares, que deixa o cargo de defensor público-geral após dois mandatos (2018-2020 e 2020-2022). Ela é a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
 

Durante a cerimônia de posse, o presidente Gilson Lemes disse que a Defensoria Pública é uma parceira do Tribunal de Justiça. “A instituição tem feito um trabalho muito profícuo a favor de toda a população carente. O então defensor público-geral, Gério Patrocínio, em seus quatro anos à frente da Defensoria, teve uma gestão fantástica. Melhorou muito a estrutura, transformando-a em uma das melhores do País”, disse.
 

Em relação à nova defensora pública-geral, o presidente Gilson Lemes afirmou que ela já participava efetivamente da direção do DPMG. “Tem experiência e competência e, com certeza, o trabalho entregue à população será de extrema qualidade. O TJMG se coloca à disposição como parceiro para que as pessoas possam ser bem atendidas e ter seus direitos respeitados.”  

Solenidade de posse da defensora pública-geral reuniu autoridades do Poder Judiciário e Executivo (Crédito: Cecília Pederzoli)

Trajetória
 

Raquel da Costa Dias é natural de Belo Horizonte, ingressou na carreira da Defensoria Pública em 2005, após ser aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de Membros da DPMG. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
 

Na Defensoria Pública, exerceu a função de coordenadora local da unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões de Belo Horizonte, assessora jurídico-institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG e chefe de Gabinete.
 

Raquel da Costa Dias é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, possui pós-graduação lato sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) — em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal.

Raquel da Costa Dias também é pós-graduada em Controle Externo pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Em seu discurso de posse, ela afirmou que se sente preparada para enfrentar novos desafios e que irá priorizar a conciliação como alternativa mais viável para solucionar de forma mais célere os conflitos apresentados à instituição, principalmente, pela população mais carente. 

A defensora Raquel da Costa Dias acrescentou que irá impulsionar a atuação da Defensoria Pública mineira no uso de recursos tecnológicos de ponta para atender ao máximo e com qualidade seu público-alvo.  

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Lincoln; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Guilherme Sadi; e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, Luiz Carlos Rezende e Santos. 

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920 – imprensa@tjmg.jus.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório