Mesmo com cenário pandêmico, Cooxupé investiu em melhorias para ampliar o patrimônio do cooperado
Em 2021, a Cooxupé continuou com as suas estratégias. Assim, ampliou o patrimônio de seus mais de 17 mil cooperados.
Isto porque os investimentos somaram R$ 104,7 milhões em cidades como São Pedro da União; Nova Resende; Alfenas; Cabo Verde; Patrocínio e Campos Gerais. Além de áreas administrativas como o Laboratório de Análises; o Arquivo e a Frota de Caminhões.
A força do cooperativismo
De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, de tudo que é produzido no campo 48% estão ligados ao cooperativismo. Dessa forma, configurando quase metade do PIB agrícola.
No Brasil, conforme a Organização das Cooperativas Brasileiras, são mais de 1,1 mil cooperativas agropecuárias, englobando mais de 1 milhão de cooperados e mais de 220 mil empregados.
Cooperativa investe
A Cooxupé, de acordo com a CONAB, representa, ao considerar o seu volume de recebimento, 18% da produção nacional de café arábica.
A atuação da cooperativa contempla, pois, mais de 300 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo.
Assim, os investimentos de mais de R$ 104 milhões, consistiram em:
– Abertura de uma nova loja em São Pedro da União;
– Expansão da filial de Campos Gerais;
– Construção de armazém, loja, centro de distribuição e blocos de apoio em Patrocínio;
– Novas tulhas em Alfenas e Cabo Verde;
– Ampliação do núcleo de Nova Resende;
– Adequação e melhorias na planta da Torrefação;
– Reformas, dentre outras ações.
Por fim, todas as obras e expansões feitas pela cooperativa trouxeram melhorias aos cooperados.
“Contamos com tecnologias inovadoras e sempre pensamos em atender aos padrões de sustentabilidade, agregando valor à atividade dos nossos produtores, bem como trazer mais agilidade e conforto às famílias produtoras”, destaca o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Ele ainda destaca o aprimoramento na logística e segurança ao café do cooperado. “No caso de Alfenas, por exemplo, elevamos nosso potencial em descarga e recebimento do café em períodos de alta demanda como a safra. Elevamos em 740% a velocidade em receber os cafés dos cooperados dessa região”, conclui.
Fonte: Notícias Cooxupé
Foto: Uai Agro