Encontro na próxima quarta-feira (6/4) vai demonstrar, a investidores, oportunidades de negócios que serão geradas em todas as regiões mineiras
O Brasil está dando os primeiros passos para uma
transformação significativa no modal de transporte de cargas e de passageiros,
especificamente no modal ferroviário, e o Estado de Minas Gerais está no centro
dessa revolução logística. Dos R$ 200 bilhões em atração de investimentos
estimados pelo governo federal para este setor, cerca de R$ 70 bi deverão ser
aplicados em trechos dentro do estado ou que passam pelo território mineiro.
Esse montante de investimento vai gerar relevantes oportunidades de negócios e
milhares de empregos para a população mineira não só na indústria, mas em
vários outros setores, como serviços e turismo.
É por isso que o Governo de Minas realiza, na
próxima quarta-feira (6/4), o #VempraMinas Ferrovias. Idealizado pela Invest Minas e pela Secretaria de Estado de
Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) em parceria
com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o encontro visa demonstrar a
investidores de dentro e fora do estado as oportunidades de negócios que serão
geradas por essa revolução logística que está apenas no começo.
O evento será realizado na sede da Federação das
Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a partir das 9h30, e também
contará com transmissão pelo canal da Invest Minas no Youtube.
A entrada é gratuita mediante inscrição pelo link bit.ly/Vempraminas_ferrovias.
Prioridade
O desenvolvimento das ferrovias é tratado com
prioridade na gestão do governador Romeu Zema. Tanto que Minas Gerais foi o
primeiro estado a desenvolver o Plano Estratégico Ferroviário (PEF), apontando
caminhos para expandir a participação desse modal no sistema de transporte no
estado. O estudo apontou diversos trechos viáveis de transporte de cargas e
trens de passageiros, regionais e metropolitanos. Ao todo, Minas poderá ganhar
cerca de cinco mil quilômetros de ferrovias nos próximos anos.
“O setor ferroviário está no escopo das
políticas do governador Romeu Zema, que está conseguindo colocar a locomotiva
do desenvolvimento nos trilhos, resgatando o protagonismo de Minas Gerais nesse
segmento. Por meio do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) e das políticas de
atração de investimentos, o Governo de
Minas tem avançado em iniciativas que estão
transformando o estado no melhor lugar para se investir no pais, revelando o
potencial para a exploração de ferrovias, impulsionando o crescimento econômico
regional e contribuindo para a geração de mais emprego e renda para os
mineiros”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico,
Fernando Passalio.
O fortalecimento do modal ferroviário é uma das
grandes alavancas para que o desenvolvimento possa ser retomado tendo como
ponto de partida o segmento de transportes em todo país. A avaliação é do
secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. “Sabemos
que a ampliação do transporte de cargas via ferrovias pode contribuir
significativamente para o desenvolvimento do setor produtivo fomentando um
ciclo virtuoso de geração de riquezas para o estado. As oportunidades serão
cada vez maiores nos próximos anos e Minas será protagonista no cenário
nacional”, analisa.
Requerimento de trechos
O Ministério da Infraestrutura já recebeu 80
requerimentos de implementação de novas ferrovias no país por meio do regime de
autorização previsto no Marco Legal Ferroviário. Desses, pelo menos 20 estarão
ou passarão por Minas Gerais. Duas empresas, inclusive, já assinaram protocolos
de intenção com a Invest Minas para os aportes. Uma delas é a Macro
Desenvolvimento, que prevê um investimento de R$ 15 bilhões para construir uma
ferrovia entre as cidades de Sete Lagoas e Anápolis (GO). O outro compromisso
firmado foi com a Petrocity Ferrovias, com previsão de investimentos de R$ 30
bilhões em uma ferrovia que vai ligar o Distrito Federal ao Espírito Santo,
passando pelas regiões mineiras do Noroeste, Norte, Vale do Aço e Rio Doce.
“Esses investimentos vão mudar o patamar
logístico do país, e Minas Gerais será o principal estado a ser beneficiado,
pelas nossas liderança e tradição no setor e pela localização estratégica, pois
somos caminho quase obrigatório para quem cruza o país de Norte a Sul ou de
Oeste para Leste”, destaca João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest
Minas.
Impacto geral na economia
Mas não é somente o setor ferroviário que vai
usufruir desta transformação logística do país. Muitas outras áreas que servem
de apoio para a atividade ferroviária terão uma demanda muito significativa com
o crescimento das ferrovias.
“Em um primeiro momento, teremos alta demanda na
cadeia da construção das ferrovias. Mas para sua operação, haverá uma demanda
grande por vagões, peças mecânicas, componentes eletroeletrônicos, softwares de
controle de tráfego, sinalização, manutenção de locomotivas e trilhos,
combustíveis e lubrificantes, etc. Também há a expectativa da criação de
portos-secos, o que irá fixar riquezas nas regiões de implantação, e da
qualificação e especialização de mão de obra voltada ao desembaraço e operação
de cargas. Serão muitos negócios e empregos gerados dentro dessa cadeia”,
avalia o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre
Barquette.
Fonte: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra)
Foto: g1 – Globo