Ufla realiza aula inaugural de seu campus em São Sebastião do Paraíso

64
0
COMPARTILHAR

Evento reuniu autoridades como o Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, e o presidente do Sebrae, Carlos Melles

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou, na última sexta-feira (11/02), a aula inaugural do campus de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste mineiro. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o presidente do Sebrae, Carlos Melles, que coordenou o trabalho de destinação de recursos para a construção do novo campus quando era deputado federal.

Além de Melles, também estiveram presentes o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza; o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais; o reitor da Universidade Federal de Lavras, João Chrysostomo de Resende Junior; além dos novos alunos da primeira turma do campus, dentre outras autoridades do meio acadêmico e político. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou da solenidade por meio de um vídeo.

A instalação da universidade no município é estratégica para fomentar negócios e desenvolver a economia. “Ela também pode ser trabalhada como uma alavanca para as cadeias produtivas locais da cidade e região, criando condições para elevar o nível de competitividade dos pequenos negócios e gerar mais empregos e renda”, explica o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól.

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, está otimista com o novo projeto. “Acredito que para a população do município seja um momento de muita satisfação, porque esse campus já está excedendo nossas expectativas com tudo o que tem a oferecer”. 

Cláudio Antônio Palma, prefeito de Cabo Verde, também tem muitas expectativas em relação ao campus e seu impacto para a região. “Essa universidade é a realização de um sonho que a região tem há muito tempo. Muitas pessoas trabalharam para a concretização desse campus e tenho certeza que hoje podemos dividir a história de São Sebastião do Paraíso e região entre antes e depois da Ufla”.

Aula magna

Responsável por conduzir a aula inaugural do novo campus, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza, abordou a inovação no contexto da educação superior. Ele também reforçou a importância de valorizar todas as pessoas que fazem parte desse processo. “É um orgulho presenciar a consolidação do campus de São Sebastião do Paraíso, com o início das suas atividades acadêmicas”, disse o secretário.

Projeto de uma vida

Carlos Melles, presidente do Sebrae, foi um dos responsáveis por articular a instalação do campus em São Sebastião do Paraíso. Há mais de 50 anos, quando se formou no ensino superior, já estudava a melhor forma de investir para democratizar a educação. Quando ocupou um cargo governamental, seguiu com o projeto e foi peça-chave para levar o campus da Ufla ao município.

Para o presidente do Sebrae, investir em educação é o melhor caminho para o sucesso e, por isso, ele tem desenvolvido parcerias para facilitar o acesso da população às salas de aulas. “O empreendedorismo é como um sonho, uma vocação, e quando posto em prática, ele transforma a vida das pessoas. Mas seu sucesso depende de um fator fundamental: a educação. É por isso que estamos tão felizes com esse novo campus”, afirma. “O Sebrae se tornou parceiro do MEC para levar a educação empreendedora para todo o Brasil, com bolsas para mestrados e doutorados, a fim de aumentar o nível de conhecimento tecnológico e melhorar a produção e o desenvolvimento econômico”, completa.

Campus Paraíso

O campus conta com um grande projeto de infraestrutura, sendo um pavilhão de aulas; um edifício das engenharias; galpões de logística, laboratórios e incubadoras de empresas; um anfiteatro; um prédio da biblioteca; um centro de convivência; um campo society e uma quadra.

Os cursos iniciais do campus abrangem as engenharias elétrica, de produção e software, além do curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, e mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria.

Fonte: Ana Gabriella anagabriella@prefacio.com.br

Foto: Jornal do Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório