Presidente do TJMG recebe Medalha Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros

121
0
COMPARTILHAR

Comenda foi outorgada em reconhecimento a iniciativas de apoio à corporação

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quarta-feira (1/12) a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O desembargador Sérgio André Xavier e o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos receberam moeda comemorativa da corporação.

O chefe de Gabinete da Presidência, Alexandre Ramos Souza; e os servidores da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Sérgio Luiz Alves, Ricardo Malta, Augusto Damasceno, José Luiz Cunha, Walner Rogério de Mendonça, Maurílio Monteiro e Patrícia Mara de Souza Silva, foram agraciados com o Diploma de Colaborador Benemérito do Corpo de Bombeiros.

A solenidade foi conduzida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgar Estevo da Silva.

A Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II é concedida, anualmente, para homenagear autoridades, personalidades e militares que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da corporação.

Perícia e trabalho em equipe

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou que recebe a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II pelo reconhecimento de que, no exercício de sua função pública, “motivado por forte senso de dever cívico, e tendo sempre como norte o bem comum”, tem podido “contribuir para o crescimento e o fortalecimento de uma corporação como o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais”.

O presidente Gilson Soares Lemes ressaltou que o CBMMG é uma instituição que conta com mais de seis mil bombeiros militares, “soldados prontos a se apresentarem, onde quer que alguém precise de ajuda; homens e mulheres vocacionados e aguerridos, que orgulham nossa Minas Gerais”.

Ele lembrou que foi paraninfo da turma que se formou no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em 31 de julho de 2021. “Naquela oportunidade, registrei em meu discurso a precisão, perícia, coragem e trabalho em equipe, marcas da corporação de bombeiros militares de Minas Gerais”.

O coronel Edgar Estevo da Silva disse que o TJMG tem sido um constante parceiro do Corpo de Bombeiros, e a homenagem a integrantes do Poder Judiciário estadual fortalece essa relação. Ele lembrou que a parceria começou em 2013, quando houve uma solicitação para vistoria interna de prevenção contra incêndio da então unidade sede do TJMG, na Rua Goiás, em Belo Horizonte.

O desembargador Sérgio André Xavier (centro) recebeu uma moeda comemorativa do Corpo de Bombeiros de MG (Crédito: Cecília Pederzoli)

“A partir dessa data, foi criada uma rotina de trabalho, juntamente com o Gabinete da Presidência e a Dengep, para fomentar a segurança e proteção ao público interno e externo que utiliza as unidades prediais sob a responsabilidade do TJMG”, afirmou.

O coronel Edgar Estevo da Silva registrou que mais de 170 prédios já foram vistoriados, inclusive a atual sede do Tribunal de Justiça. “Já foi incorporada na rotina de trabalhos do TJMG a vistoria presencial de bombeiros nas novas obras de construção de fóruns.”

O comandante-geral do CBMMG esclareceu que a parceria com o TJMG resultou na formação de 1.228 brigadistas em 15 prédios do Judiciário mineiro. Para 2022, há a previsão de reciclagem desses brigadistas e formação de outros 350.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom – Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920 – imprensa@tjmg.jus.br

O juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos também foi agraciado com uma moeda comemorativa do CBMMG (Crédito: Cecília Pederzoli)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório