As novas perspectivas para o turismo em Monte Santo de Minas

83
0
COMPARTILHAR
Adilson Cesar Machado, diretor de turismo em Monte Santo de Minas e Leônidas Oliveira, secretário de cultura e turismo de MG

O município de Monte Santo de Minas aposta no turismo rural como um dos novos segmentos da sua economia. Para desenvolver esse trabalho, uma parceria entre a prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais foi firmada. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES apoia o projeto e realiza no município o curso de Agente de Turismo Rural, que está no seu quarto módulo. Na tarde do dia 26/11, os alunos receberam a visita do secretário de estado da cultura e turismo, Leônidas Oliveira, que foi ao município para conhecer o potencial turístico.

O curso de agente de turismo rural tem como proposta qualificar profissionais para ações integradas na área, com uma abordagem que visa valorizar as características próprias da região onde é desenvolvido, despertando no aluno a valorização de seu meio e visão empreendedora. O programa é desenvolvido em seis módulos. Em determinadas etapas, é elaborado um plano de negócio, possibilitando, ao final do curso, a realização de um evento com inaugurações possíveis de produtos.

Visita do Secretário Leônidas Oliveira

Visita

Leônidas Oliveira estava em visita técnica ao município, onde fora conhecer o primeiro sambódromo de Minas Gerais, uma casa doada pelo Estado que será transformada em museu e a Estação Ferroviária Mogiana, que está em processo de restauração.

O secretário se mostrou surpreso com a capacitação do Sistema FAEMG voltada para a cadeia produtiva local. “As atividades ao ar livre são tendência mundial e o turismo rural se destaca nesse sentido. Em Minas mais ainda, pelas experiências, forma de fazer e tradição envolvidas”. O secretário ainda destacou experiências de países europeus e a proximidade de Monte Santo com São Paulo, um dos estados com mais demanda para o turismo.  

Durante o encontro com os alunos do curso, a instrutora Jordânia Mariano  destacou o trabalho realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR em todo estado e o trabalho que será desenvolvido no curso de agente de turismo rural. Ela ainda mostrou ao secretário a importância do credenciamento dos agentes de turismo rural e condutores. “Esta não é uma demanda minha, mas uma solicitação que surge nos cursos que ministramos. Precisamos de uma regulamentação do estado para estimular as pessoas a trabalharem com o setor”. O secretario se comprometeu a trabalhar por esse credenciamento o mais rápido possível.

Fonte: denise maria bueno deniseassessoriaecomunicacao@gmail.com

Jordania Monteiro e a mobilizadora Rosiane Silveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório