Professores participam do curso SOS nas escolas

31
0
COMPARTILHAR

Em Monte Santo de Minas 54 professores da rede municipal de ensino, de creches até o 5º ano do Ensino Fundamental, se capacitaram na semana de 14 a 18 de junho, no curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES: o SOS Crianças nas Escolas. O trabalho é resultado da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura com o objetivo de prepara-los para situações emergenciais.  

A instrutora, Cinthia Assunção, destaca que as respostas das participantes são sempre positivas e que elas saem da capacitação seguras para socorrem as crianças, caso seja necessário. “O curso é direto e treinamos as práticas abordando os primeiros socorros em caso de engasgo, desmaio, parada cardiorrespiratória e crises convulsivas”. Outras questões são abordadas como a higienização. “Aproveitamos para intensificar as questões da higienização das mãos e o uso do álcool gel, técnicas que as professoras vão repassar aos alunos”. Cinthia também destaca que é preciso ter uma organização interna para que não se perca nenhuma vida por questões evitáveis e socorríveis.

Para o secretário municipal de educação, Ronan Cesar Duarte, essa parceria é extremamente importante. Com 2.000 alunos na rede municipal entre a creche e o 5º ano do Ensino Fundamental ele destaca que a capacitação é essencial e que os profissionais estão satisfeitos com as técnicas aprendidas.  “Esse é um conhecimento que esperamos nunca usar, mas se for necessário, as professoras estarão preparadas para saber usá-lo”.

Em Monte Santo de Minas todas as escolas da zona rural foram desativadas e o ensino concentrado na zona urbana. Diante desse fato, a mobilizadora do Sindicato Rural, Janaina Almeida Fernandes disse que o SOS Crianças nas Escolas é uma das formas do Sindicato Rural atender o seu público mesmo ele estando na cidade.

Fonte: Denise Bueno/Jornalista Assessoria e Comunicação Sistema Faemg/Senar/Inaes (35)98800.1087

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório