Reestruturação da Funed e nova possibilidade de parceria com iniciativa privada também marcam depoimentos no Plenário.
O temor de que uma nova onda da pandemia de Covid-19 penalize o atendimento aos mineiros deve ser enfatizado com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, no próximo dia 28, na abertura do Assembleia Fiscaliza, série de encontros destinada à fiscalização das ações do governo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16/6/21), pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), um dos oradores na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O parlamentar citou um documento enviado pelo Ministério Público ao Executivo, também alertando para o aumento de casos. Para Carlos Pimenta, não é hora de desarticulação das estruturas de saúde, como ocorreu entre a primeira e a segunda onda da doença. Na ocasião, segundo ele, leitos foram descredenciados pela União, e o Estado sofreu com a burocracia para recredenciá-los. “O Estado tem que se preparar com leitos e com estoque de oxigênio e medicamentos para intubação”, reforçou.
Já o deputado Bosco (Avante) comemorou a assinatura de decreto, pelo governador Romeu Zema, que permitirá novas possibilidades de parcerias público-privada em Minas. Segundo o parlamentar, a ideia surgiu a partir de uma demanda de sua região, para retomada das obras da MGC 462. Com a nova norma, empresários poderão destinar ICMS que seria recolhido aos cofres públicos para a realização das obras. “É um marco para o desenvolvimento econômico do Estado”, enfatizou. Em aparte, ele foi elogiado pela colega, deputada Celise Laviola (MDB), por sua iniciativa.
Bosco ainda mencionou demandas dos transportadores rurais, que estiveram em comitiva na ALMG nesta quarta. A categoria teme que a exigência de constituição de empresa para a realização da atividade inviabilize o negócio pela elevação de custos. Bosco salientou que o transporte de trabalhadores no campo é essencial para o agronegócio, que tem papel essencial no crescimento econômico.
Parlamentar aprova criação do Centro de Controle de Doenças
A deputada Celise Laviola destacou ações do governo de Minas em prol do desenvolvimento do Estado, com destaque para a criação do Centro Mineiro de Controle de Doenças (CMC). Ela afirmou que protocolos assinados entre o governo e empresas atraíram cerca de R$ 120 bilhões em investimentos, gerando milhares de empregos.
Quanto ao CMC, Celise Laviola enfatizou que o objetivo do Projeto de Lei (PL) 2.509/21 é dar robustez ao sistema de pesquisa de doenças, utilizando a estrutura da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e do Hospital Eduardo de Menezes. Segundo ela, o objetivo é tornar Minas uma referência na produção de vacinas e insumos farmacêuticos. Por fim, reforçou a necessidade de todos os parlamentares trabalharem juntos pela aprovação da proposta.
A deputada ressaltou ainda que o Estado enfrentou grandes desafios para colocar em dia o pagamento de salários e do 13º de seus 319 mil servidores. Também elogiou o saneamento das contas do Ipsemg, o que permitiu que se aumentasse sua capacidade de atendimento para 199 hospitais e 900 clínicas credenciados.
Desenvolvimento – No mesmo sentido, o deputado Zé Reis (Pode) parabenizou o governo por iniciativas em prol do desenvolvimento. Ele destacou relatório do Banco Mundial, divulgado nesta semana, que coloca Minas em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, no ranking dos melhores Estados para abertura e manutenção de um negócio.
O parlamentar também valorizou a atuação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que, segundo ele, está cumprindo sua missão de banco de desenvolvimento ao atingir a cifra recorde de R$ 3 bilhões investidos em 2020, o que representa um aumento de 300% em relação a 2019. Outra ação destacada foi o lançamento, pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), do Guia de Atração de Investimentos para os municípios.
Por último, Zé Reis anunciou visita a Januária (Norte), sua terra natal, do governador Romeu Zema (Novo) para o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Norte de Minas. “A presença do governador levará esperança à nossa região”, entusiasmou-se. Em aparte, Celise Laviola enalteceu o trabalho de Zé Reis e o apoio que os dois recebem do Governo do Estado.