Tenentes coronéis da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais visitam Cooxupé e orientam sobre Safra Segura

59
0
COMPARTILHAR

Encontro tratou sobre as ações da PM em período de colheita e ao longo do ano para prevenção de crimes nas zonas rurais

Ações do Programa Safra Segura evitam que produtor seja um alvo fácil de crimes

No final do mês de abril, os tenentes-coronéis da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (RPM) de Poços de Caldas, do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Passos, do 29º BPM (Poços de Caldas), do 43º BPM (São Sebastião do Paraíso) e do 64º BPM (Alfenas) estiveram com representantes do setor de Segurança Patrimonial da Cooxupé, em Guaxupé. O Estado de Minas Gerais está dividido em 19 regiões, sendo que 55 municípios da região da cooperativa se reportam a Poços de Caldas.

O encontro teve como objetivo o compartilhamento das ações do programa Safra Segura, que tem como foco o período de colheita do café por meio da intensificação do monitoramento, rondas e patrulhamento no campo; além de reforçar as ações da Patrulha Rural, da PM, que ocorre durante todo o ano para prevenir crimes nas zonas rurais. Os trabalhos realizados pela Polícia Militar são para evitar que o produtor seja um alvo fácil, promovendo a melhoria contínua da segurança no campo. Tanto que na ação de orientação, o policial vai até a propriedade explicar ao cafeicultor sobre medidas de segurança, além de dar dicas do que ele pode fazer para deixar sua propriedade mais segura. Já na ação de monitoramento, o policial promove a abordagem de pessoas e veículos suspeitos.

Medidas de Segurança

De acordo com o tenente-coronel Ricardo Geraldo Garcia Viana, da 18ª RPM, o produtor deve adotar certos comportamentos para aumentar ainda mais sua segurança. “Conhecer os funcionários que trabalham na propriedade; não estocar grandes quantidades de café; não deixar máquinas e insumos agrícolas expostos, dentro do possível colocar em galpões e em locais de difícil acesso; e informar sempre a PM e vizinhos a respeito de pessoas e veículos suspeitos são algumas medidas que ajudam na segurança da propriedade”, afirma. “Lembrando que o número 190 é o canal oficial da Polícia Militar e não hesitem em nos chamar”, completa.

Além disso, a Polícia Militar orienta: os carros das propriedades devem permanecer sempre trancados e sem os documentos em seu interior; não fazer comentários sobre seus bens; participar de redes de fazendas protegidas; fazer averiguações de pessoas ao entorno e dos trabalhadores que vêm de outras regiões para trabalhar na colheita; buscar recursos da internet rural como câmeras, alarmes e outros; e atender a polícia na propriedade. Segundo a PM, estas ações reduziram o número de roubos em 65% em comparação a 2018 e em 43% em comparação a 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório