BRASIL
Ontem, após a autorização do ministro Ricardo Lewandowski, o STF permitiu que a PGR comece um inquérito sobre a conduta do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas.
No inquérito, a Procuradoria Geral da República cita atrasos nas medidas, demora no fornecimento de oxigênio e envio de remédios sem eficácia comprovada.
Mais detalhes: Pazuello deve ser ouvido em até 5 dias, mas pode escolher a data e o local. A investigação começa com o depoimento à Polícia Federal.
Além da PGR, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, disse não ter dúvidas que Pazuello cometeu crimes no enfrentamento à pandemia. Ele citou irresponsabilidade nos contratos das vacinas, recomendação de medicamentos sem eficácia e defendeu a criação do que chamou de “CPI da Saúde”.
Deixando a atuação do Ministro de lado… Bolsonaro informou hoje, através do Facebook, que 5,4 mil litros de insumos para a vacina da CoronaVac serão enviados em breve para o Brasil, provavelmente até o final dessa semana.
Jair agradeceu a sensibilidade do governo chinês — olha só — e pontuou o empenho dos ministros Ernesto Araújo, Eduardo Pazuello e Tereza Cristina.
O governo de São Paulo, no entanto, contestou, dizendo que toda essa negociação foi feita pelo Butantan e pelo governo paulista. O fato é que, em carta, o embaixador da China no Brasil confirmou a exportação dos insumos e as tratativas com o governo federal.
Fonte: the news 📬 – Foto: (Imagem de Veja | Reprodução)