BRASIL
Hoje, não começaremos pelos números da COVID-19 — pelo menos não diretamente. A prefeitura de Manaus disse, ontem, que não vai liberar escolas municipais para a realização do ENEM.
Contextualizando… O primeiro dia do Exame acontece neste domingo, depois de ser adiado, por causa da pandemia. Como você sabe muito bem a pandemia não acabou e, inclusive, a Justiça Federal em São Paulo recebeu um pedido para um novo adiamento, negado nessa semana.
Ficou decidido que, dependendo da situação epidemiológica da cidade, o município pode impedir a realização do exame. Nesse caso, as provas acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro.
E foi pensando nas aglomerações que Manaus tomou essa medida — vale dizer que Eduardo Pazuello disse que a vacinação começará pela cidade. Como resultado, 38 escolas não vão mais receber os alunos. Se o pedido de adiamento não for aceito, provavelmente os estudantes precisarão ser realocados.
Agora, o vírus propriamente dito…
Nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde registrou mais 60.899 casos e 1.274 mortes por COVID-19. Infelizmente, os óbitos acima de mil estão cada vez mais comuns.
Com 15 mil novos casos em um só dia, o governo do estado de São Paulo adiantará a nova reclassificação do Plano São Paulo para essa sexta-feira. O que vem por aí?
⚠️ Balneário Camboriú teve aumento de 89% no casos ativos de coronavírus dias após registro de festas e praias lotadas.