Os quatro parágrafos mais importantes que você vai ler hoje. Ontem, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que cria o Fundo de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAGRO).
A iniciativa traz facilidade de investimento em um setor gigantesco. A ideia é que seja possível investir no mercado agro como se investe em um Fundo Imobiliário, por meio de um Fundo “rural”. Calma que vamos explicar o que é um Fundo Imobiliário…
- Suponhamos que você queira investir em um imóvel, mas não consegue comprar um lote inteiro.
- Por meio de um Fundo Imobiliário, você compra parte desse lote (quota) e recebe lucros proporcionais à medida que o empreendimento gere resultados lá na frente.
O que muda? Com a aprovação do Projeto de Lei, qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, poderá fazer o mesmo — comprar quotas — em ativos atrelados ao lucrativo e sofisticado setor agro brasileiro, sem necessariamente serem proprietários de terras.
Por que é relevante? É uma oportunidade trilionária para os investidores no mercado mais forte do país. Para se ter uma idéia, em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou, o mesmo que dizer, 21,4% do PIB brasileiro.
Foto: (Foto: Valter Campanato | Agência Brasil)
Fonte: the news 📬