Juiz espírita ensina como aplacar a ansiedade, estresse e angústia em nossos dias
As causas, consequências e os desafios ocasionados por três dos maiores problemas
atuais da humanidade foram tema da palestra, nesta quinta-feira (12/11),
proferida pelo juiz da 3ª Vara de Fazenda Empresarial e Registros Públicos de
Contagem, Haroldo Dutra Dias.
Grande estudioso da doutrina espírita e completanto 30 anos no Tribunal, o magistrado falou sobre “Ansiedade, estresse e angústia – A espiritualidade como estratégia para o enfrentamento”. A palestra, promovida pelo TJMG, foi realizada no auditório do Anexo I, na Rua Goiás, Centro, e contou com a presença do presidente Gilson Soares Lemes e sua companheira, Aliny.
Também compareceram ao evento o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, o desembargador Eduardo Brum e o juiz aposentado Roberto de Freitas Messano, integrante da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame).
O juiz palestrante agradeceu o convite feito pelo TJMG e salientou que foi dado um passo importantíssimo pelo presidente Gilson Lemes ao promover esta discussão, porque o adoecimento psíquico em várias instituições públicas e privadas é visível. Abordar o tema de forma ampla e com vários enfoques não é mais uma opção mas um dever institucional, de acordo com Haroldo Dutra Dias.
Ele disse que neste momento, em que o planeta vive uma grande pandemia, é de grande importância que cada um procure fazer um processo de interiorização, buscando a melhor estratégia para sanar os problemas do cotidiano.
“Cuidamos de tantas coisas exteriores e nos esquecemos de cuidar da gente. E isso não é um luxo! É algo vital!”, alertou o magistrado. “De nada adianta ser bem sucedido profissionalmente. Se entramos em um quadro depressão colocamos tudo a perder. Devemos voltar o olhar para o nosso alicerce e selecionar tudo, como programas de TV, amigos e conversas, para que nada não nos afete de forma negativa”, explicou o palestrante.
O juiz Haroldo Dutra Dias lembrou que usa seus estudos e postura de vida no seu dia a dia profissional, o que lhe rende ótimos resultados. “Um líder saudável é a garantia de um ambiente saudável. Pessoas estressadas, deprimidas, ansiosas, fatalmente vão transferir tais características para os colegas de trabalho, contaminando todo o ambiente”, analisou o magistrado.
Alívio
“O doutor Haroldo Dutra, que desenvolve um grande estudo sobre a doutrina espírita, nos brindou com uma bela palestra. Todos os presentes saem daqui aliviados e cientes da importância de se fazer o bem, de nos ocuparmos com coisas boas para aliviar as tensões e o estresse. Quero parabenizá-lo pela brilhante palestra”, enfatizou o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes.
“Neste momento tão difícil de pandemia é fundamental que mantenhamos a nossa conexão com Deus. É importante termos consciência disso, pois somos criaturas divinas. Sem a conexão com o Pai maior, ficamos perdidos e nos falta sentido para a própria vida”, observou o desembargador Eduardo Brum.
O juiz aposentado Roberto de Freitas Messano lembrou que o TJMG foi muito feliz em promover uma palestra com o magistrado, acostumado a discorrer internacionalmente sobre o tema.
Currículo
Palestrante no Brasil e no exterior, Haroldo Dutra Dias é autor de uma tradução do Novo Testamento, editado originalmente pelo Conselho Espírita Internacional em 2010 e pela Federação Espírita Brasileira, organização à qual o magistrado cedeu os direitos autorais e patrimoniais da obra. Também escreveu Parábolas de Jesus. É especialista em paleontografia, crítica textual, aramaico e francês. Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom – Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920 – imprensa@tjmg.jus.br