Os temas abordados envolveram os cuidados com a saúde mental, medidas preventivas e novos comportamentos
A Cooxupé promoveu, no dia 10 de setembro, a live “Lições, desafios e saúde mental em tempos de pandemia”, com a participação da psicóloga Valéria Alves Ferreira e do médico do trabalho Dimas Carloni. A transmissão foi realizada pelo canal da cooperativa no Youtube e destinada aos cooperados, colaboradores e familiares e demais interessados.
De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a proposta da live é conscientizar sobre os cuidados necessários e refletir sobre as transformações vivenciadas em virtude da pandemia da Covid-19. “A chegada do novo coronavírus trouxe desafios para todos, mudanças e muito aprendizado. O isolamento nos privou do calor humano, uma característica muito peculiar dos brasileiros. Por outro lado, mesmo com a distância, não nos esquecemos do quanto a empatia é fundamental em todo esse momento para superarmos os desafios e vencermos essa pandemia com força e, principalmente, saúde”, disse Melo.
A psicóloga Valéria Alves Ferreira ressaltou que é importante adotar alguns cuidados no dia a dia como evitar o excesso de informações sobre a doença, o que pode causar ansiedade e estresse devido aos sentimentos de preocupação e sensação de incerteza. “É importante procurar informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia em fontes confiáveis, evitar boatos e fake news. Além de buscar e compartilhar histórias positivas, de cura, superação e solidariedade”, recomenda Valéria.
Ela também orientou a respeito da importância do planejamento das atividades rotineiras, afazeres domésticos e manutenção dos horários regulares em relação ao sono, alimentação, estudos, trabalho, relaxamento e contato com a família e amigos, que sofreram adaptações, mas que devem ser mantidos. “O uso da máscara é algo novo para nós, mas é importantíssimo e tivemos que nos acostumar. O brasileiro sofre muito com esse distanciamento porque somos muito calorosos, mas o primeiro ponto é não adoecer fisicamente nem mentalmente. Por isso, a rotina e os horários preservados são importantes”, comenta a psicóloga.
Já o médico Dimas Carloni, especialista em medicina do trabalho, orientou sobre algumas particularidades que permitem diferenciar os sintomas do novo coronavírus aos de uma gripe ou resfriado forte. “A perda do olfato é única e diferente dos sintomas de uma forte gripe ou resfriado e, em alguns casos, podem aparecer manchas rosadas no tronco. De acordo com os estudos, os sintomas podem se manifestar de 2 a 14 dias após a contaminação”, afirma Carloni.
De acordo com ele, a infecção provocada pelo vírus gera um estado de gravidade porque afeta, além dos pulmões, as regiões do cérebro, pele, fígado, coração, pâncreas, rins, sistema vascular e intestino. “As vacinas ainda estão em fase de desenvolvimento, testes e sem previsão. Assim, o isolamento social e o distanciamento das pessoas são fundamentais para conter o avanço da pandemia”, reforça o médico.
Carloni ressaltou ainda a estratégia adotada pela Cooxupé ao criar o Comitê da Saúde – formado por médicos, técnicos de enfermagem, analista de qualidade de vida, engenheiro de segurança no trabalho e gerente de RH – que implantou medidas de proteção, controle administrativo, instalação de barreiras e definição da distância física. “A cooperativa soube adotar as medidas necessárias implementando campanhas educativas, reuniões, informativos, manuais de procedimentos, gestão dos afastados, isolamento social, monitoramento, protocolo e padronização de condutas médicas. As lições são que as providências devem ser adotadas cedo, principalmente, em relação a suspeitar, isolar, diagnosticar e tratar”, considera.
Esta live da Cooxupé também foi realizada neste mês em que é conhecido por “Setembro Amarelo”, quando é celebrada a valorização à vida (Prevenção ao Suicídio).
O vídeo completo da live “Lições, desafios e saúde mental em tempos de pandemia” pode ser visto por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=QnLkmqxQXeo .