A massa de ar de origem polar de forte intensidade ainda atua sobre o Sudeste do Brasil e o centro da alta pressão passa pela Região, nesta quinta-feira. A onda de frio polar que chegou ao Brasil é considerada a mais forte do ano até agora, segundo a Climatempo.
A quinta-feira, 28 de maio, foi marcada por bastante frio na madrugada em todos os estados. O amanhecer será gelado e várias cidades do Sudeste do país vão acordar com temperatura abaixo de 10ºC. Há condições para ocorrência de geada no sul do estado de São Paulo e de Minas Gerais e na serra da Mantiqueira.
Possibilidade de Recorde
O frio ainda será intenso nas madrugadas de quinta e sexta-feira, 29 de maio, e não se pode descartar a chance de novos recordes. Nesta quinta-feira a maior chance de recorde é em Belo Horizonte e São Paulo e com uma possibilidade menor, mas que não está totalmente descartada a cidade de Vitória .
Para o Rio de Janeiro , não há expectativa para recorde de temperatura.
Névoa e Nevoeiro
Os municípios do centro leste de São Paulo e de Minas Gerais podem registrar visibilidade restrita por causa de formação de névoa ou nevoeiro, inclusive as capitais São Paulo e Belo Horizonte. Por causa das baixas temperaturas e a atuação do ar polar é comum a ocorrência de nevoeiro nesta época. O nevoeiro é definido quando a visibilidade horizontal está abaixo dos 1000 metros. O fenômeno meteorológico pode se formar em qualquer lugar, hora ou época do ano, desde que as condições atmosféricas permitam.
No Rio de Janeiro, além da atuação do ar polar, o litoral fluminense amanhece com bastante nebulosidade intercalando período de sol no decorrer do dia. No mar, os ventos que sopram em direção ao continente formam uma pista que favorecem a elevação das ondas que chegam a costa. Há risco de ressaca nas praias.
No decorrer do dia, o sol aparece na Região Sudeste e não há condições para pancadas de chuva.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. Mais informações: Assessoria de Comunicação da Climatempo (11) 3736 4501 – Angela Ruiz – angela@climatempo.com.br